Inflação ao consumidor dos EUA, CPI, avança 0,4% em setembro
CPI acumula alta de 8,2% nos últimos 12 meses
A inflação ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos subiu 0,4% em setembro ante agosto, enquanto o mercado esperava uma alta menor, de 0,2%. No acumulado dos 12 meses, o CPI tem alta de 8,2%. Os dados com ajustes sazonais foram publicados nesta quinta-feira, 13, pelo Departamento do Trabalho.
O núcleo da inflação ao consumidor nos Estados Unidos, que exclui alimento e energia, subiu 0,6% em no mês, enquanto o consenso do mercado era para alta de 0,5%. Nos 12 meses, o núcleo avança 6,6% até setembro. O CPI é um dos principais termômetros usados pelo Federal Reserve para tomar as decisões de política monetária. Com o índice avançando acima das expectativas, os investidores monitoram agora a possibilidade de um aumento de juros mais agressivo na próxima reunião do FOMC.
Inflação segue preocupando analistas
"Esse número mais forte de inflação nos Estados Unidos gera uma preocupação maior para o Fed que está lutando para combater a inflação. Então provavelmente a autarquia vai ter que subir mais os juros do que o que o mercado gostaria e isso acaba gerando uma venda generalizada no mercado dos ativos de risco."
Ubirajara Silva, gestor da Galapagos Capital
Na véspera, o índice de preços ao produtor (PPI) nos EUA também avançou bem acima do que esperava o consenso. O PPI avançou 0,4% em setembro ante agosto, segundo dados com ajustes sazonais publicados na quarta-feira, 12, pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou acima da previsão de avanço de 0,2% no período, feita por analistas consultados pelo Wall Street Journal. /Com Agência Estado.