IBC-Br cai 0,27% em setembro ante agosto, segundo dados do BC
Resultado veio abaixo das expectativas dos analistas que apostavam em um recuo de 0,30% no período
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,27% em setembro sobre agosto, segundo dado sem ajustes sazonais divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira, 16.
No mês anterior, o indicador apontou queda de 0,29% - número revisado ante queda de 0,15%. O resultado veio abaixo da expectativa dos analistas, que apostavam em um recuo de 0,30%, no mês.
Com o número de setembro, o IBC-Br concluiu o terceiro trimestre com perda de 0,14% em relação aos três meses anteriores. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o indicador registrou alta de 1,52%, enquanto no acumulado de 12 meses avançou 4,22%, segundo o BC.
No acumulado do ano até setembro, levando em conta a mesma base de 2020, o IBC-Br subiu 5,88%, conforme dados da autoridade monetária.
Média móvel trimestral
Na média móvel trimestral, o IBC-BR registrou queda de 0,14% sobre os três meses imediatamente anteriores.
De acordo com o levantamento do BC, o comportamento do indicador de setembro foi impactado por quedas de 0,4% da produção industrial, 1,3% das vendas do varejo restrito e de 0,6% no setor de serviços.