Economia

Fitch coloca rating AAA dos EUA em observação negativa

Em comunicado, a Fitch diz ainda esperar um acordo antes do prazo estimado para o possível calote

Data de publicação:25/05/2023 às 08:00 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

A Fitch colocou o rating AAA dos Estados Unidos em observação negativa, em meio ao persistente impasse sobre o teto da dívida no país. 

O Departamento do Tesouro americano estima que, se o limite não for elevado ou suspenso antes de junho, poderá ficar sem recursos para honrar obrigações financeiras.

EUA enfrentam impasse sobre quebra do teto de gastos e possível calote

Em comunicado, a Fitch diz ainda esperar um acordo antes do prazo estimado para o possível calote. No entanto, a agência vê crescentes riscos de que os EUA sejam obrigados a deixar de fazer pagamentos de alguns compromissos.

A instituição acrescenta que um eventual default seria um sinal negativo de governança e seria inconsistente com o rating AAA. 

Uma das soluções aventadas, a aplicação unilateral da 14º emenda pelo presidente americano, Joe Biden, também provavelmente levaria a um rebaixamento, até porque estaria sujeita a questionamentos legais, conforme a Fitch.

A falta de pagamento de títulos da dívida no tempo levaria a um corte da classificação IDR para "RD" e dos papéis afetados para D. Outros títulos com vencimento dentro de 30 dias seriam reduzidos para CCC, enquanto as T-Bills de mais de um mês cairiam para "C".

A revisão acontece em meio às negociações entre o governo e republicanos na Câmara, que travaram nos últimos dias diante de exigências da oposição por cortes de gastos.

Democratas assinam petição 

Todos os deputados democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos assinaram uma petição para votar a elevação do teto da dívida "limpo", isto é, sem condicionar o aumento a cortes nos gastos públicos. O anúncio foi realizado pelo parlamentar democrata Brendan Boyle, por meio de sua conta no Twitter.

A petição reuniu 213 assinaturas e, segundo Boyle, é o terceiro maior número para qualquer requisição do gênero nos EUA desde 1997.

Caso o partido democrata mantenha este apoio, seriam necessários apenas mais cinco votos de deputados republicanos para levar o projeto de lei ao plenário para votação.

Contudo, este deve ser um feito difícil, considerando que o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, e seus correligionários têm exigido que o governo Biden se comprometa a reduzir o orçamento antes de elevar o teto da dívida.

No final de abril, McCarthy conseguiu a aprovação de um projeto abarcando essas exigências, em um placar apertado de 217-215.

Se aprovado, o teto da dívida "limpo" seria enviado para avaliação do Senado, onde o partido democrata conta com maioria./Agência Estado

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!