Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Imposto de Renda
Economia

Projeção da Febraban para carteira de crédito é a melhor para maio desde 2013

Febraban projeta maior crescimento para maio em carteiras de crédito desde 2013

Data de publicação:21/06/2021 às 16:27 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,1% em maio, estima a Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Caso a projeção se confirme, esse seria o melhor índice registrado para o mês desde 2013, quando subiu 1,6%. Além disso, levaria a uma nova aceleração na comparação em 12 meses, de 15,1% para 15,9%, patamar considerado bastante elevado pela instituição.

febraban
Febraban afirma que carteira de crédito deve ter o melhor índice em 8 anos

O crescimento previsto de 1,8% na carteira destinada às famílias deve ser o principal impulso para o resultado previsto em maio. "Essa carteira vem se recuperando desde junho do ano passado e já se encontra em um ritmo de expansão bem acima do patamar pré-pandemia", afirma Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban. "Os resultados de maio reforçam o importante papel que o crédito continua tendo no processo de recuperação", complementa.

Já o maior avanço deve vir da carteira livre, alta de 2,2%, diante da maior reabertura da economia e desempenho positivo no crédito pessoal, estima ainda a pesquisa. Na avaliação da instituição bancária, o resultado seria favorecido pela recente ampliação da margem de consignação de pensionistas do INSS.

Enquanto isso, a carteira direcionada deve manter sua trajetória de crescimento pelo 33º mês consecutivo, subindo 1,3%, liderada pelos bons desempenhos dos créditos imobiliário e rural. A carteira PJ, por sua vez, deve ficar praticamente estável, ganhando 0,2%, em maio, com desempenho difuso entre os recursos.

Concessões de crédito

As concessões de crédito devem apresentar crescimento de 4,7% no quinto mês do ano, acumulando expansão de 6,9% em 12 meses, ainda de acordo com a Pesquisa Especial de Crédito. No ajuste por dias úteis, o volume médio de concessões deve ficar praticamente estável, cedendo 0,3% em relação ao mês anterior.

O volume de concessões pessoa física deve crescer 7,2% em maio, com expansão tanto nas operações com recursos livres (+6,8%), quanto com recursos direcionados (+9,5%). "A maior flexibilidade das medidas de distanciamento deve seguir impulsionando o consumo das famílias, com efeito positivo sobre o volume de crédito livre", avalia a Febraban.

As concessões destinadas às empresas devem crescer 1,9% em maio. Na média por dia útil, no entanto, o resultado deve ser uma retração de 3,0%, com queda em ambos os recursos. O maior impacto negativo deve vir das operações direcionadas, recuando 13,2%, que devem seguir acomodando em função da interrupção dos programas públicos de crédito, aponta a Febraban. As concessões com recursos livres, por sua vez, devem mostrar uma retração mais modesta, de 2,4%.

As projeções da Pesquisa Especial de Crédito da Febraban são divulgadas mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central. O levantamento é feito com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam de 38% a 89% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional, dependendo da linha, além de outras variáveis macroeconômicas que impactam o mercado de crédito. / Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados