Logo Mais Retorno
Finanças Pessoais

Efeito Dunning-Kruger: Como ele afeta você e seus investimentos?

O efeito Dunning-Kruger é um viés psicológico que promove a inversão de conhecimento. Ele afeta a vida pessoal e financeira das pessoas.

Data de publicação:29/12/2021 às 09:00 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O Efeito Dunning-Kruger é um fenômeno cognitivo que provoca nos indivíduos uma inversão de conhecimento. Pessoas com pouco conhecimento tendem a supervalorizar o que sabem, enquanto os experts num determinado tema subestimam sua capacidade de entendimento. Esse efeito é muito comum no mercado financeiro e é capaz de afetar você e seus investimentos.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o efeito Dunning-Kruger, como ele surgiu e como proceder para que ele não te afete.

O que é o efeito Dunning-Kruger?

O efeito Dunning-Kruger é episódio psicológico, que permite que o cérebro distorça a realidade. Em algum momento da sua vida, você já presenciou alguém que entende muito pouco sobre determinado assunto, mas já se julga especialista.

Enquanto isso, os especialistas nesse assunto reconhecem publicamente que o tema é muito mais complexo que eles imaginavam.

Esse efeito se baseia no fenômeno cognitivo que acontece no nosso cérebro. Ele é caracterizado nas decisões que o cérebro toma a partir de experiências ou ideias já vividas. O cérebro exclui uma análise dos fatores de maneira imparcial e racional.

O efeito Dunning-Kruger é como se o cérebro tomasse um atalho para tomar uma decisão de maneira mais rápida. No entanto, essa decisão interfere no julgamento e leva a falhas de racionalidade.

Como surgiu o efeito

Em 1999, os psicológicos e pesquisadores americanos David Alan Dunning e Justin Kruger realizam um estudo que determinaram a capacidade das pessoas que têm baixa habilidade numa tarefa específica de superestimar suas competências e acreditarem que sabem mais que as pessoas com alta habilidade.

Já as pessoas mais instruídas na mesma área têm a tendência de subestimar seu mérito. O estudo ficou conhecido como efeito Dunning-Kruger.

Como se manifesta o efeito Dunning-Kruger?

De acordo com os pesquisadores, a confiança de um indivíduo é inversamente proporcional à sua capacidade. Entre outras palavras, o cérebro cria uma ilusão de superioridade, decorrente da incapacidade do individuo de reconhecer que o assunto é complexo.

Nesse caso, o erro é chamado de calibração de incompetente, que indivíduos menos preparados tomem decisões errôneas sobre uma tarefa complexa.

O efeito Dunning-Kruger se apresenta quando uma pessoa sabe pouco sobre um assunto e acha que realmente sabe. Em geral, o ser humano tem a tendência de superestimar seu conhecimento, pois não consegue reconhecer a própria falta de aptidão e entender que o outro sabe mais que você.

Diante dessa falta de conhecimento sobre a própria ignorância, é possível que o indivíduo tome decisões erradas.

Por outro lado, o indivíduo que é realmente capacitado ou especialista em determinado tema, muitas vezes acredita que não sabe tanto assim. Esse erro é chamado de calibração do altamente competente.

Isso acontece quando uma pessoa muita qualificada num determinado assunto não possui autoconfiança e acha que seus conhecimentos não são suficientes para entender tão questão. Ela tem a perseverança de aprender e adquirir o domínio sobre um tema, mas o conhecimento que ela adquire traz a certeza que ela nunca vai saber de tudo.

A falta de autoconfiança é conhecida como síndrome do impostor, que afeta a vida pessoal e profissional do indivíduo. As pessoas que sofrem dessa síndrome são incapazes de comemorar as vitorias que alcançam. Elas acreditam que não são capazes ou merecedoras. A síndrome do impostor provoca um efeito oposto ao Efeito Dunning-Kruger.

O efeito Dunning-Kruger nos investimentos

O mercado financeiro é um campo bastante propício para o aparecimento do efeito Dunning-Kruger.

Quando se começa a investir, muitas pessoas não entendem muito e que investimentos está fora do seu alcance. A partir do momento que elas conseguem dar o primeiro passo e descobrir que entender de investimentos é muito simples, elas acabam achando que já tem bastante experiência.

As regras do mercado financeiro e dos investimentos são muito simples. Com isso, o investidor que alegar não ter a menor ideia do que é isso rapidamente se torna aquele que sabe de tudo.

Imagina aquele amigo que oferece diversas dicas sobre investimentos, sem ter nenhuma formação ou conhecimento no assunto. Provavelmente, esse amigo investiu em ativos certos ou leu umas dicas e acha que realmente sabe o que está falando.

Por isso, é importante analisar cuidadosamente de onde vem determinados conselhos e dicas sobre investimentos, para que você não tome a decisão errada.

Nunca haja com excesso de confiança em relação ao mercado financeiro e tente agir sozinho. Isso pode atrapalhar diretamente seus investimentos sem ter uma ajuda qualificada.

O efeito Dunning-Kruger no mercado financeiro pode provocar consequências significativas como:

  1. Investidores que têm pouco conhecimento cometem erros frequentemente. Eles só tomam consciência das suas limitações quando acumulam muitas perdas.
  2. Já o investidores com elevado conhecimento, muitas vezes, adotam estratégias de investimento muito conservadoras que trazem resultados abaixo do esperado e do seu potencial.

Nesses dois casos, os investidores não estão agindo de racionalmente. Entre outras palavras, eles não estão trabalhando conforme seu perfil, objetivo e necessidades.

Em ambos os casos os investidores não estão atuando de forma “racional”, ou seja, consistente com os seus objetivos, perfil e necessidades.

Não tente vencer o mercado

De acordo com um provérbio africano, “um homem sábio nunca sabe tudo, apenas um idiota sabe tudo”. Essa frase sintetiza o efeito Dunning-Kruger. Muitos investidores acreditaram que são capazes de vencer o mercado.

No entanto, um dos maiores investidores da história, Warren Buffett aconselha que os investidores não devem tentar vencer o mercado. O empate é é mais simples e mais vantajoso. Por isso, ele recomenda as pessoas devem investir em ETFs e fundos negociados em Bolsa.

Outra lição importante que os especialistas em investimentos aconselham é que diversificar é a única refeição gratuita do mercado. As principais corretoras do mundo criam estratégias para não serem impactados com o efeito Dunning-Kruger, sugerindo que os investimentos precisam ser diversificados e baseados no perfil de cada indivíduo.

O efeito Dunning-Kruger retrata o parodoxo da natureza humana. Em inúmeras vezes, a incompetência aumenta a autoconfiança e competência a diminui. Portanto, é importante reconhecer as limitações individuais para tomar as melhores decisões. Isso vale para vida e para as finanças.

 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados