Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Produção industrial
Economia

Demanda por bens industriais no País cai 1,2% em fevereiro ante janeiro, diz Ipea

A demanda por produtos industriais no País recuou em fevereiro, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Consumo Aparente de…

Data de publicação:06/04/2021 às 13:39 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

A demanda por produtos industriais no País recuou em fevereiro, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais caiu 1,2% em relação a janeiro.

O indicador é calculado a partir da soma das importações de bens industriais e da produção industrial brasileira, excluídas as exportações.

produção insdustrial
Procura por bens industriais tem queda de 1,2% em fevereiro, em relação ao mês anterior - Foto (Agência Brasil)

A produção industrial destinada ao mercado nacional encolheu 1,6% em fevereiro ante janeiro, enquanto a importação de bens industriais teve uma queda de 0,7%. Todas as categorias de uso tiveram perdas de demanda, com exceção dos bens intermediários, que cresceram 0,8%. O consumo de bens de capital encolheu 4,5%.

Na comparação com fevereiro de 2020, o consumo de bens industriais teve um crescimento de 5,4% em fevereiro de 2021. O consumo de produtos nacionais avançou 1,5%, e o de bens importados aumentou 24,2%.

A única categoria de uso com perda nesse tipo de comparação foi a de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, com redução de 1,3%.

Nos 12 meses encerrados em fevereiro, o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais ainda acumula um recuo de 5,3%.

Trata-se de mais um indicador econômico com resultado negativo em 2021. Na última quinta-feira, dia 1º, o Ipea divulgou queda de 15,9%, em janeiro de 2021, nos investimentos na produção e reposição da depreciação do estoque de capital fixo. O indicador reflete investimentos em máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.

A partir desses dados de início de ano, a projeção do Ipea é de uma queda de 0,5% do Produto Interno Bruto nesse primeiro trimestre, e de um crescimento 3% para 2021. Uma previsão abaixo dos 3,7% projetada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)./Agência Estado

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados