Economia

A demanda por produtos industriais no País recuou em fevereiro, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais caiu 1,2% em relação a janeiro.

O indicador é calculado a partir da soma das importações de bens industriais e da produção industrial brasileira, excluídas as exportações.

produção insdustrial
Procura por bens industriais tem queda de 1,2% em fevereiro, em relação ao mês anterior - Foto (Agência Brasil)

A produção industrial destinada ao mercado nacional encolheu 1,6% em fevereiro ante janeiro, enquanto a importação de bens industriais teve uma queda de 0,7%. Todas as categorias de uso tiveram perdas de demanda, com exceção dos bens intermediários, que cresceram 0,8%. O consumo de bens de capital encolheu 4,5%.

Na comparação com fevereiro de 2020, o consumo de bens industriais teve um crescimento de 5,4% em fevereiro de 2021. O consumo de produtos nacionais avançou 1,5%, e o de bens importados aumentou 24,2%.

A única categoria de uso com perda nesse tipo de comparação foi a de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, com redução de 1,3%.

Nos 12 meses encerrados em fevereiro, o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais ainda acumula um recuo de 5,3%.

Trata-se de mais um indicador econômico com resultado negativo em 2021. Na última quinta-feira, dia 1º, o Ipea divulgou queda de 15,9%, em janeiro de 2021, nos investimentos na produção e reposição da depreciação do estoque de capital fixo. O indicador reflete investimentos em máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos.

A partir desses dados de início de ano, a projeção do Ipea é de uma queda de 0,5% do Produto Interno Bruto nesse primeiro trimestre, e de um crescimento 3% para 2021. Uma previsão abaixo dos 3,7% projetada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)./Agência Estado

Imagem do autor

Editora do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Veja mais Ver mais