Logo Mais Retorno
Renda Variável

CVM informa que total de agentes autônomos cresceu 38% em 2021

Novas regras devem ser editadas em breve para esses profissionais

Data de publicação:31/01/2022 às 14:57 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Houve um crescimento de 38% no número de agentes autônomos de investimentos, pessoas físicas, chegando a um total de 16.969. O dado foi divulgado nesta segunda-feira pela Comissão de Valores Mobiliários, CVM.

A movimentação ocorre em meio à expansão de investidores no mercado de capitais, uma vez que o agente autônomo faz a intermediação entre o investidor e distribuidores de valores mobiliários, especialmente as corretoras de valores.

 CVM
CVM informa que número de agentes autônomos chega a 16.969 - Foto: Reprodução

No ano passado, a autarquia, em audiência pública, propôs novas regras para esses profissionais, que deverão ser editadas em breve.

Entre as principais mudanças estão a eliminação da obrigatoriedade de atuação em regime de exclusividade com intermediários; eliminação da exigência de adoção da forma de sociedades simples; adoção de políticas, regras e controles internos para os agentes autônomos que desejarem valer-se das novas possibilidades admitidas pela regulamentação.

As regras propostas estão alinhadas ao porte que muitos agentes autônomos de investimento atingiram ou desejam atingir. Também devem facilitar, dentre outros aspectos: alcance a um número maior de clientes; oferta mais ampla de produtos; contratação de profissionais e captação de recursos financeiros.

Além de dados sobre os agentes autônomos, a CVM revelou o avanço de 19% no número de fundos de investimentos, e de 10% nos administradores de carteiras, no ano passado. O segmento regulado pelo autarquia conta, assim, com 71.756 participantes.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!