Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
americanas_17_11.jpg
Empresa

CVM: 2 processos mais avançados da Americanas são sobre Rial e Camille Faria

Os processos são classificados como "sancionadores" (nos quais há acusação formulada)

Data de publicação:26/06/2023 às 08:02 -
Atualizado 10 meses atrás
Compartilhe:

Os dois processos administrativos mais avançados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a Americanas dizem respeito ao ex-CEO, Sérgio Rial, e à atual CFO da companhia, Camille Faria. 

Os processos são classificados como "sancionadores" (nos quais há acusação formulada).

americanas-1_120120234820.jpg
Há 15 processos sob análise da CVM ainda sobre as “inconsistências contábeis" da varejista -Foto: Reprodução

No caso de Rial, a apuração envolve "eventuais irregularidades na divulgação de notícias, fatos relevantes e comunicados, relacionadas à realização de teleconferência", em 12 de janeiro deste ano. 

Para Camille Faria, as apurações envolvem eventual falha de divulgação de informações relevantes pela varejista, "a respeito das propostas de capitalização e renegociação de dívidas com os credores e à avaliação de venda de ativos, conforme notícias divulgadas na mídia".

A CVM divulgou nesta sexta-feira, 23, uma atualização de todos os processos que envolvem o caso Americanas. Dentre eles, há dois inquéritos administrativos em enfiamento: um sobre irregularidades em informações contábeis e outro para investigação de possível uso de informação privilegiada (insider trading).

Dentre os 19 processos administrativos em procedimento de análise, quatro foram encerrados. Um deles dizia respeito à atuação das agências de classificação de risco de crédito no âmbito das emissões que contavam com a Americanas S.A. como devedora ou coobrigada. A autarquia afirma não ter encontrado irregularidades.

Os demais 15 processos sob análise dizem respeito, entre outras coisas, a denúncias anônimas sobre má gestão da companhia, atuação de intermediários como coordenadores líderes de ofertas, bem como à atuação das empresas de auditoria KPMG e PricewaterhouseCoopers (PWC)./Agência Estado
 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados