Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
IR2022
Finanças Pessoais

Contribuinte já pode consultar se sua restituição do IR vem no 1º lote; crédito será dia 31

A partir desta segunda-feira, 24, o contribuinte pode saber se tem a sua restituição no primeiro lote, que a Receita Federal vai creditar no dia 31…

Data de publicação:24/05/2021 às 14:43 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

A partir desta segunda-feira, 24, o contribuinte pode saber se tem a sua restituição no primeiro lote, que a Receita Federal vai creditar no dia 31 de maio.

Embora o prazo para a entrega da declaração termine também no dia 31, a consulta já está disponível no portal da Receita a quem já enviou declaração, desde o início de março. São 3.446.038 contribuintes que receberão um total de R$ 6 bilhões.

imposto de renda
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

Nesse primeiro lote virão restituições, em sua grande maioria, de contribuintes com 60 anos ou mais e dos portadores de doenças grave, deficiência física ou mental. Isso desde que tenham assinalado essas condições na declaração.

Para esses contribuintes considerados prioritários, 2.985.438, serão destinados R$ 5.548.337.897. O restante refere-se a restituições  de declarações de anos anteriores.

Depois de ter feito o crédito a esse universo de contribuintes, a Receita a devolução segue uma ordem de entrega para pagar a restituição, quem enviou primeiro recebe primeiro.

Calendário de pagamento da restituição

O pagamento de restituição segue um calendário, será feito de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

O crédito do 1º lote vai acontecer em 31 de maio; a do segundo, em 30 de junho; a do terceiro, em 30 de julho, a do quarto em 31 de agosto e a do quinto, em 30 de setembro. Já a consulta costuma ser liberada uma semana antes da liberação dos lotes.

O valor é creditado na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração. Caso tenha problema para o depósito, a Receita deixará o valor disponível em agência do Banco do Brasil.

A restituição do IR é corrigida pela taxa Selic acumulada desde maio de 2021 até o mês anterior ao da devolução. Isso costuma ficar acima do rendimento líquido de aplicações financeiras, como caderneta e fundos de renda fixa.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados