Logo Mais Retorno
Itaú agência
Empresa

Conheça o Itaú Unibanco (ITUB3) e sua história

O Itaú Unibanco, mais conhecido somente como Itaú, está na lista dos maiores bancos privados do Brasil. Saiba mais sobre a sua história!

Data de publicação:24/01/2023 às 15:32 -
Atualizado 4 dias atrás
Compartilhe:

O Itaú Unibanco, mais conhecido somente como Itaú, está na lista dos maiores bancos privados do Brasil. Com sede na cidade de São Paulo, também está no ranking de maior conglomerado financeiro do hemisfério sul.

A instituição oferece serviços bancários e atua em diferentes mercados para atender todos os clientes que possui. 

ações do Itaú

Breve história do Itaú Unibanco

A história do Itaú teve início no ano de 1943 quando Alfredo Egydio de Souza Aranha fundou o Banco Central de Crédito S.A. A autorização para realizar operações bancárias, porém, só foi concedida um ano depois — em 1944.

A primeira agência do banco foi aberta em São Paulo em 1945. Nesse mesmo ano, a construção de mais duas agências foi concluída. No final da década de 1940 a empresa já contava com 11 agências ao total, sendo 3 na capital paulista e 8 no interior do estado.

Também em 1944 foi inaugurado o banco Itaú de Minas, no estado de Minas Gerais. Em 1964, se uniu ao Banco Central de Crédito S.A — que na época já se chamava Banco Federal de Crédito — e se tornou oficialmente o Banco Federal Itaú S.A. Pouco tempo depois, se juntou ao Unibanco e juntos deram origem ao Itaú Unibanco como conhecemos atualmente.

A atuação do Itaú Unibanco no mercado

Os produtos oferecidos pelo Itaú envolvem todas as ações bancárias regulares. Os serviços prestados por eles envolvem crédito pessoal, cartões, consignado, consórcios, previdências e seguros de vida, odontológico e imobiliário — só para citar alguns.

Vale ressaltar que o Itaú tem empresas parceiras para oferecer ainda mais serviços aos seus clientes. Entre elas, é possível citar:

  • Recovery;
  • Porto Seguro;
  • Rede;
  • Credicard;
  • Iti.

O crescimento intenso e acelerado no mercado financeiro deu ao Itaú o título de 30ª maior empresa do mundo no ano de 2012. Depois disso, o banco passou a ampliar ainda mais os investimentos no mercado sul-americano e adquiriu o banco CorpBanca. Essa aquisição deu origem ao Itaú CorpBanca e fez com que a empresa brasileira conseguisse entrar no varejo financeiro da Colômbia.

Atualmente, em 2023, os serviços bancários oferecidos pelo Itaú são consumidos por mais de 55 milhões de clientes. Além disso, a empresa conta com 96 mil colaboradores e 12 milhões de correntistas. 

Com presença em 20 países, o banco conta com mais de 5 mil agências no Brasil e no exterior, além de 26 mil pontos de atendimento e caixas eletrônicos.

O impacto do Itaú Unibanco no mercado financeiro

Listado na B3 com ações preferenciais sob o ticker ITUB4 e ordinárias com o código ITUB3, o Itaú também está no mercado fracionado com os tickers ITUB3F e ITUB4F. Segundo levantamento da Economatica, em julho de 2019 o valor de mercado da marca era de mais de 92 bilhões de dólares.

Somente no segundo semestre de 2022 (2T22), as receitas de seguros e da prestação de serviços somaram R$ 12,2 bilhões — uma alta de 11,2% em relação ao mesmo período de 2021. Em comparação com o primeiro trimestre de 2022 (1T22), o crescimento foi de 5,8%. Essa alta está relacionada às maiores receitas com a assessoria econômico-financeira e a administração de cartões e recursos.

É importante ressaltar que este conteúdo não se trata de uma indicação de investimento. Para que você saiba qual o melhor caminho seguir na sua trilha como investidor (a), clique aqui e acesse nosso teste de perfil GRATUITO. 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter