Conheça a Sabesp (SBSP3) e saiba sua importância
A SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no estado paulista. Entenda sua história!
A SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no estado paulista. Seu principal acionista é o próprio governo do Estado de São Paulo, que controla toda a gestão da companhia.
A SABESP já foi considerada como a maior operadora de serviços de água e esgoto do mundo pela edição de 2004/2005 da Masons Water Yearbook. Já a edição de 2008/2009 do mesmo periódico destacou a atuação da empresa e o compromisso dela para que seus serviços sejam oferecidos a todo o estado de São Paulo e a garantia da sustentabilidade econômica e financeira da instituição.
Qual é a história da SABESP?
A SABESP foi fundada em novembro de 1973 após a fusão da Comasp, SAEC, Sanesp, SBS, Sanevale e FESB, todas empresas do estado de São Paulo. A princípio, essa fundação ocorreu com o objetivo de colocar as diretrizes do PLANASA em prática, que era o Plano Nacional de Saneamento estabelecido pelo governo do Brasil.
Depois da sua fundação, outras empresas públicas que eram ligadas ao setor de fornecimento de água e tratamento de esgoto foram incorporadas à SABESP. Durante toda a década de 1980, aliás, a companhia já realizada trabalhos de coleta e de tratamento de esgoto em vários municípios de São Paulo.
Mais recentemente, está nos planos da empresa a vontade de estabelecer parcerias com diversas companhias privadas. O objetivo é o de expandir a oferta dos seus produtos e o seu espaço de atuação.
As perspectivas futuras, então, devem incluir a definição societária da empresa — que vem passando por mudanças nos últimos anos. Além disso, o foco estará no investimento em estratégias capazes de otimizar os serviços já prestados por todo o estado de São Paulo.
Qual é a atuação da SABESP no mercado?
A SABESP é uma das principais empresas de sociedade anônima e de economia mista do país. Ela é responsável por fornecer água, coleta e tratamento de esgoto para mais de 370 municípios em São Paulo e atende mais de 28 milhões de pessoas com o abastecimento de água e mais 24 milhões de residências com a coleta de esgoto.
Por conta dessa abrangência de municípios atendidos, a empresa recebe do Governo Federal cerca de 30% dos recursos destinados ao saneamento básico do Brasil. Além disso, a SABESP é considerada como uma das maiores do mundo no seu setor de atuação.
Como parte do seu portfólio de atividades, a SABESP também atua no mesmo segmento fora do Brasil. A companhia promove orientações sobre o uso racional da água, assim como oferece mecanismos de gestão financeira, e planejamento comercial e operacional. Fora do país, o foco de atuação é em Honduras, na Nicarágua e Panamá.
Qual é o impacto da SABESP no mercado financeiro?
O capital da SABESP foi aberto no ano de 2002 por meio de oferta pública de ações. Elas também passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) no formato de ADRs.
Todas as ações da empresa são ordinárias, com direito a voto e são negociadas no segmento Novo Mercado da B3 sob o código SBSP3. Ela também está no mercado fracionado com o código SBSP3F.
Já em 2004, uma nova oferta pública foi realizada para a distribuição simultânea no mercado brasileiro e internacional. Em 2017, a Lei Estadual 16.525/17 foi aprovada. Com ela, o governo de São Paulo ficou autorizado a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar a totalidade das ações que tem.