Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
itaúsa
Empresa

Conheça a Itaúsa (ITSA) e veja se vale ou não a pena investir

A Itaúsa (ITSA) é uma empresa holding brasileira responsável por investir em grandes marcas do mercado em determinados segmentos. Possui mais de 45 anos de experiência…

Data de publicação:19/05/2021 às 10:00 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

A Itaúsa (ITSA) é uma empresa holding brasileira responsável por investir em grandes marcas do mercado em determinados segmentos. Possui mais de 45 anos de experiência e trajetória, presente hoje em mais de 50 países mundo afora.

Holding é o nome dado a empresas que possuem uma posse majoritária de ações de outras companhias de capital aberto do mercado. Fazendo com que, assim, o controle dessas empresas seja centralizado na própria holding.

Atualmente, a organização conta com cerca de 895 mil acionistas em suas ações ordinárias e preferenciais da Bolsa de Valores, se tornando uma das empresas preferidas dos investidores brasileiros. 

Se você deseja saber mais sobre a Itaúsa (ITSA), fique ligado neste artigo!

Boa leitura e bons investimentos.

Quem é a Itaúsa (ITSA)

Considerada tanto um dos maiores grupos privados do Brasil quanto uma das maiores empresas de capital aberto do mundo, a Itaúsa atrai olhares de investidores desde 1977, ano em que foi aberto o IPO. 

É uma empresa holding que investe em marcas como Itaú Unibanco, Alpargatas, Duratex, Copagaz e NTS (Nova Transportadora do Sudeste), consideradas líderes em cada um dos seus segmentos.

Fonte: site da empresa 

Está listada na Bolsa de Valores com ações ordinárias e preferenciais, que já são interesse de mais de 880 mil acionistas no país inteiro. 

História da Itaúsa (ITSA)

A Itaúsa (ITSA) foi fundada em 6 de maio de 1966 e de lá pra cá cumpriu diversos papéis na sociedade como um todo. Chamada primeiramente de Banco Itaú de Investimento S.A., a holding já contava com empresas como Banco Itaú e Duratex no portfólio.

Foi em 1991 que a empresa deixou de se chamar Banco Itaú de Investimento S.A e incorporou o nome Itaúsa - Investimentos Itaú. No final dos anos 90 (1998), foi realizado o primeiro desinvestimento da companhia. 

Mesmo detendo 91,1% das ações do Itaú Seguros S.A, o desinvestimento foi feito seguindo uma estratégia de mercado. Em 2003 a empresa foi selecionada para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index DJSI World pela primeira vez na história.

Em 2008, a gestão da Itaúsa se associou aos mesmos fundadores do Unibanco, para que fosse formado na época o que consideravam um dos 20 maiores bancos do mundo no quesito valor de mercado. 

Em 2013 foi realizado mais um processo de desinvestimento, dessa vez na Itautec. Em 2017 a empresa adquiriu ações equivalentes a 8% da NTS -  Nova Transportadora do Sudeste S.A.

Em 2017 a companhia adquiriu 27% da empresa Alpargatas S.A. Dois anos depois, a empresa foi selecionada pela 16ª vez, para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index DJSI World.

Além disso, aumentou a participação aquisitiva na Alpargatas para 29%. Em 2020 a Itaúsa - Investimentos Itaú se tornou Itaúsa S.A e 48,5% da Copagás foi adquirida pela companhia.  

Em 2021, a empresa pretende realizar uma reorganização societária incluindo a participação da XP Inc. Essa ação poderá adicionar uma nova empresa ao portfólio de Itaúsa (ITSA).

Estrutura organizacional da Itaúsa (ITSA)

Confira abaixo como se dá a estrutura organizacional da Itaúsa (ITSA)

Administração

  • Presidente: Alfredo Egydio Setubal;
  • Vice-presidente: Alfredo Egydio Arruda Villela Filho;
  • Diretor: Frederico de Souza Queiroz Pascowitch;
  • Conselho: Henri Penchas

Conselhos

  • Fiscal: Tereza Cristina Grossi Togni

Comitês

  • Divulgação e Negociação: Henri Penchas
  • Impacto Social: Alfredo Egydio Setubal

Gestão administrativa da Itaúsa (ITSA)

A Itaúsa possui um Conselho de Administração que conta com membros da diretoria e seus órgãos de assessoramento para proteger e valorizar cada vez mais o patrimônio da empresa. Visando sempre os interesses dos acionistas, clientes e as disposições gerais do Estatuto Social. 

Desta forma, o conselho é formado por 3 a 12 membros efetivos, eleitos via Assembleia Geral, respeitando a regra de ser 1 presidente e de 1 a 3 vice-presidentes que sejam escolhidos pelos conselheiros. 

O número de conselheiros que farão parte do colegiado deverá ser previamente decidido pela Assembleia Geral. 

Fonte: site da empresa

Além dos nomes acima, ainda estão eleitos como membros suplentes: Victório Carlos De Marchi, Ricardo Egydio Setubal e Ricardo Villela Marino. 

Negócios e áreas de atuação da Itaúsa (ITSA)

A Itaúsa busca sempre investir em empresas que possuam algumas características específicas, como: 

  • Geração de caixa positivo, bom histórico de resultados e boa rentabilidade;
  • Perspectiva de geração de valor no longo prazo de forma consistente;
  • Baixo risco nas execuções;
  • Empresas que tenham marcas consolidadas no mercado;
  • Que possuam em seu quadro societário membros com expertise na área responsável;
  • Nível de Governança: participação no bloco de controle ou minoritário com influência significativa;
  • Transações relevantes: investimento em torno de R$ 1,5 bilhão.

Fonte: apresentação institucional da empresa

Através destes valores, a companhia investe em diversas marcas que são consideradas número 1 em suas respectivas áreas. Veja abaixo essa relação:

Join Ventures: 

  • Itaú Unibanco - instituição financeira;
  • IUPAR - holding;
  • Alpargatas - Calçados e Vestuários;

Controladas:

  • Duratex - madeira, louças e materiais sanitários;
  • Itautec - holding
  • ITH Zux Cayman - holding 

Ativos Financeiros:

  • Nova Transportadora do Sudeste (NTS) - Transportadora de Gás Natural 

Concorrentes

Dentre os principais concorrentes da Itaúsa (ITSA) atualmente na Bolsa de Valores, estão:

  • BB Seguridade;
  • Porto Seguro SA;
  • Itaú Unibanco.

Se tratarmos apenas de outras holdings, então temos: J&F Investimentos e Alfa Holding, mas nenhuma delas aparenta proximidade para oferecer risco à companhia.

Evolução das ações

As ações da Itaúsa (ITSA) geralmente acompanham o gráfico Ibovespa com uma valorização média de 16% nos últimos 5 anos.

Apenas durante 2020 que a empresa apresentou baixa no valor de suas ações. Devido a pandemia, a companhia reduziu o pagamento de dividendos, o que pode ter afastado investidores.

No entanto, para o longo prazo, a expectativa é positiva.

Gráfico de ações

Fonte: apresentação institucional da companhia

Dividendos

Diferentemente de outras empresas, a Itaúsa (ITSA) não diferencia ações preferenciais e ordinárias na hora do pagamento de dividendos. Ambas possuem os mesmos direitos e recebem os mesmos valores.

Além disso, seus acionistas possuem o direito de receber pelo menos 25% daquilo que for designado lucro líquido da empresa em cada exercício. Também pode haver a distribuição deliberada de Juros Sob Capital próprio e/ou dividendos adicionais.

O valor destes dividendos geralmente gira por volta dos R$ 0,02 por ação ON ou PN de acordo com a posição do acionista no último dia útil dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. O crédito do valor cai nos primeiros dias úteis dos meses de abril, julho, outubro e janeiro. 

Veja o gráfico abaixo da distribuição de dividendos da empresa. Como você pode conferir, o número baixou consideravelmente em 2020 devido à pandemia do coronavírus. 

Fonte: apresentação institucional da companhia

Como investir na Itaúsa (ITSA)

Para investir nas ações da Itaúsa (ITSA) é muito simples. Veja um passo a passo bem rápido e objetivo abaixo:

  1. Observe se o investimento se encaixa no seu perfil de investidor (qual a sua aptidão ao risco do investimento?);
  2. Caso ainda não tenha, abra uma conta na corretora de valores;
  3. Transfira o montante a ser investido;
  4. Abra a Home Broker da corretora
  5. Pesquise por ITSA3 para ações Ordinárias da Itaúsa (com direito à voto) ou ITSA4 para ações preferenciais (sem direito a voto);
  6. Coloque o valor de compra e a quantidade de ações desejada;
  7. Execute a ordem;
  8. E pronto!

Vale a pena investir na Itaúsa (ITSA)?

Para descobrir se vale a pena investir em uma determinada ação, primeiro você precisa observar se faz sentido para você se tornar sócio de determinada empresa.

Lembre-se que você será sócio de um empreendimento, deverá analisar dados e se preocupar com o sucesso da marca como se fosse seu. E esse empreendimento poderá fazer sucesso ou fracassar.

Leve tudo isso em consideração ao analisar se a Itaúsa (ITSA) é uma empresa que combina com a sua estratégia de investimentos. 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados