Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Foto: Reprodução inflação
Mercado Financeiro

Comitê da Basileia alterará metodologia de análise de grandes bancos

Ideia é substituir o atual ciclo de revisão, feito a cada três anos, por uma atualização contínua

Data de publicação:20/07/2021 às 14:29 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O Comitê de Supervisão Bancária da Basileia (BCBS, na sigla em inglês) anunciou que irá alterar a metodologia de avaliação dos bancos globais sistematicamente importantes, os chamados G-SIBs, na sigla em inglês. A ideia é substituir o atual ciclo de revisão feito a cada três anos por um processo de monitoramento e revisão contínuos.

Foto: Reprodução
JP Morgan, um dos maiores bancos globais - Fonte: Reprodução

Nesse sentido, o comitê abriu nesta terça-feira, 20, uma consulta pública para colher sugestões do mercado. Os comentários poderão ser enviados até o dia 3 de setembro e serão publicados no site do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), uma espécie de banco central dos bancos centrais.

Todo ano, o colegiado avalia a importância sistêmica dos bancos globais por meio de uma metodologia que usa como base determinados indicadores. Depois, a cada três anos, esses parâmetros são atualizados. Agora, será feito de forma perene.

A proposta do comitê inclui o monitoramento de recentes técnicas ou novos indicadores que podem ser usados para a avaliação do risco sistêmico, além de evidências emergentes sobre a eficácia do regime dos bancos globais sistemicamente importantes.

Além disso, também estão no radar mudanças estruturais que podem impactar a eficácia do sistema.

Mudanças comprovadas

No entanto, eventuais mudanças ainda terão de ser comprovadas na prática antes de adotadas. "Somente se esse trabalho de monitoramento revelar evidências de consequências materiais não intencionais ou deficiências materiais com relação aos objetivos da estrutura, o Comitê considerará mudanças no regime", informa o BCBS, em nota. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados