Mercado Financeiro

Com alta de 14,12%, tron lidera o ranking das criptomoedas em maio; bitcoin e ether caem mais de 5% no mês

Já entre as maiores quedas, todos os tokens são do setor de blockchains alternativas ao Ethereum

Data de publicação:06/06/2023 às 08:00 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O mês de maio não foi feliz para a maioria dos criptoativos, que apresentaram uma tendência de baixa, de acordo com ranking desenvolvido pela QR Asset. 

Entre os destaques, tanto o bitcoin quanto o ether registraram quedas de 5,14% e 5,41%, respectivamente, mantendo a relação entre os dois praticamente estável durante o mês. 
 

Moedas alternativas ao Ethereum amargaram maior desvalorização

Maiores altas

Um destaque positivo foi o desempenho do tron (TRX), que registrou uma forte atividade em sua rede, com um aumento significativo do Total Value Locked (TVL). 

Além disso, o token alcançou um recorde histórico de transações diárias, contribuindo para sua valorização de 14,12% em maio.

Por outro lado, o XRP continua sendo influenciado pelos desdobramentos dos processos legais envolvendo a Ripple nos Estados Unidos. 

"A possibilidade de queimar todos os tokens em “Escrow” está apenas aguardando
a decisão de um dos processos, essa queima de tokens diminuiria bastante a oferta do ativo, o que pode ser positivo para preço no longo prazo, essa leitura fez com que o token valorizasse 11,88% em maio", entende Theodoro Fleury, gestor da QR Asset.

Em terceiro lugar no ranking, ficou o Lido DAO (LDO). Após uma atualização que permitiu saques de ETH em staking na rede, as retiradas foram menores do que o esperado, impulsionando o token utilitário LDO, que teve alta de 5,18%. Além disso, o ativo havia registrado uma queda acentuada no mês anterior, o que explica sua recuperação em maio.

O litecoin (LTC), em quarto lugar no ranking com alta de 4,42% apresentou um crescimento significativo em sua atividade de rede, impulsionado pelo aumento das taxas na rede do Bitcoin. Além disso, a proximidade do halving do LTC, previsto para o início de agosto, também contribuiu para a alta de preço do ativo.

Fechando as 5 primeiras posições, está a Quant Network, com alta de 3,15%. 

Desvalorizações de maio

Já entre as maiores quedas, todos os tokens são do setor de blockchains alternativas ao ethereum. Com os recentes avanços na rede Ethereum e o crescimento das soluções de segunda camada, algumas blockchains alternativas, conhecidas como "Ethereum Killers", estão perdendo atratividade, com exceção de algumas poucas.

Especificamente em relação ao Internet Computer (ICP), que havia registrado a maior alta no mês anterior e que agora teve queda de -25,54%, o ativo sofreu uma queda mais expressiva devido ao desfavorecimento do setor como um todo.

Entre os piores desempenhos de maio, estão:

  • Hedera Hashgraph, com -17,83%; 
  • Aptos, que caiu -17,55 e; 
  • NEAR Protocol, com queda de -17,31%.

Para realização do ranking mensal da QR Asset, foram observadas as top 40 moedas do mês, considerando qualquer ativo que começou ou terminou o mês na posição. Apenas foram desconsiderados ativos que terminaram o mês fora do top 100. 

Leia mais

Sobre o autor
Camille BocanegraRepórter da Mais Retorno