Logo Mais Retorno
bolsas da Europa
Mercado Financeiro

Bolsas da Europa fecham em forte alta, na esteira de rali em NY e com petróleo

Mercado fez vista grossa diante de fala mais dura de dirigente do Banco Central Europeu

Data de publicação:04/10/2022 às 15:27 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

As bolsas da Europa acumularam ganhos robustos nesta terça-feria, 4, com o bom humor nas bolsas de Nova York contaminando o pregão nas praças do Velho Continente. Investidores fizeram vista grossa a mais sinais de aceleração na zona do euro e a resposta do Banco Central Europeu (BCE), cujos dirigentes voltaram a adotar postura mais dura em comentários nesta terça-feira.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 3,12%, em 403,03 pontos. Paris, Milão e Lisboa encerraram nas máximas do dia.

bolsas da europa
Foto: Envato

A força do petróleo esteve em foco, com a commodity apoiada pela possibilidade de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) corte mais sua oferta. Entre empresas do setor, BP subiu 2,67% em Londres, Eni teve alta de 2,70% em Milão e TotalEnergies ganhou 3,11% em Paris.

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 43,3% em agosto, na comparação anual, acima do esperado. A inflação elevada reforça expectativas de mais aperto monetário na região.

Fala da presidente do BCE não afetou as bolsas da Europa

Já perto do fim do pregão das bolsas da Europa, a presidente do BCE, Christine Lagarde, ressaltou que há consenso no conselho da instituição de que a inflação está muito elevada, por isso o aperto em andamento na política monetária.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 2,57%, a 7.086,46 pontos, menos que o DAX de Frankfurt, que teve alta de 3,78%, a 12.670,48 pontos, e o parisiense CAC 40, que ganhou 4,24%, a 6.039,69 pontos.

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB fechou em alta de 3,42%, em 21.690,55 pontos.

Em Madri, o IBEX 35 registrou alta de 3,14%, em 7.696,60 pontos.

Já em Lisboa, o índice PSI registrou alta de 2,38%, em 5.526,41 pontos.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,