Mercado Financeiro

Bolsa opera em alta, puxada por ações da Vale e setor financeiro

Investidores monitoram balanços do terceiro trimestre de 2022 nos Estados Unidos

Data de publicação:18/10/2022 às 10:57 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Bolsa operava em alta nesta terça-feira, 18, por volta das 10h40. O Ibovespa registrava avanço de 1,24%, a 115.034 pontos, enquanto o dólar recuava 0,67%, cotado a R$ 5,26. O mercado dá continuação ao movimento de ontem, com índices operando no campo positivo ao redor do mundo.

Na Bolsa, se destacam papéis da Vale, com alta de 2,24%, após prévias operacionais da companhia. Papéis do setor financeiro também começam o dia no positivo. Bradesco, Itaú e B3 avançam 1,36%, 0,97% e 0,99%.

Bolsa opera em alta, puxada por papéis da Vale | Foto: Reprodução

Os investidores também monitoram os balanços do terceiro trimestre de 2022 nos Estados Unidos, além da produção industrial no país, que deve trazer indicações sobre os impactos da política monetária do Federal Reserve na economia.

"O dólar deve permanecer forte, pelo momento dos juros nos Estados Unidos. Apesar da demora dos bancos centrais e principalmente do Fed para agir, agora que eles estão agindo, será de forma rápida. Todos os ativos sofrem pela elevação dos juros".

Marcelo Santucci, gestor de Portfólio do BTG Pactual

Bolsas Internacionais

No mercado americano, principais índices começam o dia em alta. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançam 1,93%, 2,10% e 2,40%, respectivamente. No país norte-americano, em temporada de balanços do terceiro trimestre, Goldman Sachs e Johnson&Johnson registraram resultados acima do esperado. A agenda do dia nos EUA espera os dados de produção industrial de setembro. Na Europa, índices operam em alta.

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 18, na esteira de um rali em Wall Street. O índice acionário japonês Nikkei subiu 1,42% em Tóquio, enquanto o Hang Seng avançou 1,82% em Hong Kong. Já na China continental, o Xangai Composto terminou o pregão em leve baixa de 0,13%, contrariando o viés positivo da Ásia, mas o menos abrangente Shenzhen Composto teve modesta valorização de 0,36%.

O apetite por risco ganhou força na região asiática após as bolsas de Nova York saltarem até mais de 3% na segunda-feira, em um rali embalado por balanços positivos de grandes bancos dos EUA./Com Agência Estado.

Sobre o autor
Mari GalvãoRepórter de economia na Mais Retorno