Logo Mais Retorno
bolsa
Outros

Bolsa opera em alta, descolada do exterior; dólar avança

Segundo turno das eleições brasileiras seguem no radar dos investidores

Data de publicação:06/10/2022 às 10:38 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:

A Bolsa abriu esta quinta feira, 6, em alta de 0,37%, a 117.635 pontos, se descolando do mau humor dos mercados internacionais. Investidores monitoram a inflação e o controle de preços através dos juros nas principais economias globais, temendo uma recessão. Por aqui, no entanto, investidores tentam se animar com ativos locais para continuar tendência positiva da véspera. O dólar avança 0,35%, cotado a R$ 5,20.

O mercado também monitora o novo corte de produção nos barris de petróleo anunciado pela Organização de Países Exportadores de Petróleo e Aliados. O petróleo Brent voltou a estar perto do patamar dos US$ 100 e essa alta pode pressionar mais ainda a inflação. Na bolsa brasileira, os papéis da Petrobras avançam 0,18%.

bolsa

"Estamos nessa narrativa de inflação e de política monetária, ambiente contracionista nas economias desenvolvidas, para ver o quanto isso vai impactar em fluxo cambial e como os ativos vão performar."

Álvaro Frasson, economista do BTG Pactual Digital

Bolsas Internacionais

Em Wall Street, principais índices operam sem direção definida. Dow Jones recua 0,29% e S&P cai 0,08%. Já o índice Nasdaq avança 0,16%. Investidores estão na expectativa dos dados de emprego do relatório Payroll que saem amanhã. O consenso aponta para forte criação de emprego, o que pode pressionar o Federal Reserve (banco central americano) a manter o ciclo de alta de juros por mais tempo. Na Europa, bolsas operam em queda, também com dados fortes de inflação e temor por uma recessão global.

A maior parte das bolsas da Ásia fecharam em alta nesta quinta-feira, mantendo o tom positivo dos dois pregões anteriores, embora os índices americanos tenha voltado para o vermelho após um rali de dois dias. O índice acionário japonês Nikkei subiu 0,70% em Tóquio, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,02% em Seul, e o Taiex apresentou ganho de 0,66% em Taiwan. O Hang Seng caiu 0,42% em Hong Kong, pressionado por ações de tecnologia. Na China continental, os mercados estão fechados nesta semana em razão de um feriado.

O apetite por risco predominou na Ásia mesmo após as bolsas de Nova York registrarem modestas perdas na quarta-feira, interrompendo um rali de dois dias. Dados de emprego e atividade melhores do que o esperado dos EUA abafaram esperanças de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa moderar seu ritmo de elevação de juros. /Com Agência Estado.

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

Inscreva-se em nossa newsletter