Biden pede suspensão do imposto federal sobre a gasolina ao Congresso dos Estados Unidos
Alta nos preços dos combustíveis atinge todo o mundo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou nesta quarta-feira, 22, ao Congresso uma suspensão por três meses do imposto federal sobre gasolina.
Em comunicado da Casa Branca, o governo norte-americano destaca a alta "dramática" do preço do combustível pelo mundo, diante da guerra da Rússia na Ucrânia, e o "desafio significativo" que isso gera para as famílias trabalhadoras norte-americanas.
Biden diz que encoraja companhias de petróleo e refinarias a ampliar a capacidade e a produção, a fim de conseguir mais oferta para o mercado.
Detalhes do pedido de suspenção de impostos sobre a gasolina
Ele solicita ao Congresso que retire por três meses o imposto federal e pede também que os Estados adotem isenções similares em seus tributos, a fim de prover "algum alívio direto" aos consumidores.
O governo norte-americano lembra que cobra atualmente US$ 0,18 por galão de gasolina e US$ 0,24 por galão de diesel.
Biden admite que a retirada temporária do imposto federal sobre gasolina apenas não será suficiente para compensar a alta nos custos dos norte-americanos, mas argumenta que o Congresso deve fazer todo o necessário para ajudá-los, nesse quadro.
Impactos no mercado
Ruídos de que o presidente americano poderia solicitar a suspensão dos impostos sobre a gasolina já circulam desde as primeiras horas do dia e levaram certa cautela aos investidores estrangeiros, principalmente na Ásia e na Europa.
Nos Estados Unidos, os mercados operam em alta, mas depois do anúncio perderam parte do avanço alcançado durante a manhã. Às 14h43, o Dow Jones subia 0,33%, aos 30.631 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 0,47%, aos 3.783 pontos. Já o Nasdaq 100, que chegou a subir mais de 1,0%, tinha variação positiva de 0,72%, aos 11.631 pontos, no mesmo horário. / Com Agência Estado