Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
FMI ARGENTINA
Economia

BC da Argentina eleva taxa de juros em 600 pontos-base, a 97% ao ano

Medida foi anunciada após divulgação da inflação ao consumidor em abril, de 8,4%, o que leva a alta dos preços a 108,08% em 12 meses

Data de publicação:15/05/2023 às 16:16 -
Atualizado 10 meses atrás
Compartilhe:

O Banco Central da Argentina elevou nesta segunda-feira, 15, a taxa de juros básica da economia de 91% para 97%, num aumento de 600 pontos-base. 

A medida foi tomada após a divulgação da inflação oficial do país em abril, que ficou em 8,4% - 108,08% em 12 meses, surpreendendo até mesmo os analistas mais pessimistas.

O objetivo da medida é "agir imediatamente para evitar que a volatilidade financeira aja como um motor das expectativas de inflação", afirmou a autoridade monetária em comunicado.

A decisão é o primeiro passo de uma bateria de medidas econômicas que será anunciada pelo governo, com incentivos ao consumo e à importação de alimentos, para conter o aumento dos preços ao consumidor.

Crédito

Foram também anunciadas medidas que visam melhorar o cenários de crédito à pessoa física. Houve uma redução de 2 pontos porcentuais na taxa para financiamento de saldos em haver de cartões de crédito para pessoas físicas, a partir de junho, de 88% a 86% da taxa nominal anual (TNA).

As taxas de Linhas de Financiamento para o Investimento produtivo de pequenas e médias empresas mantêm a condição de linhas subsidiadas, aponta o texto.

Sobre o autor
Renato Jakitas
Editor-chefe do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados