Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
mercado
Economia

Banco Central fará novos rankings ‘Top 5’ para projeções do mercado

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 24, que criará novos rankings de projeções dos analistas do mercado consultados pela autoridade monetária – o chamado “Top 5″…

Data de publicação:24/03/2021 às 12:49 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O Banco Central informou nesta quarta-feira, 24, que criará novos rankings de projeções dos analistas do mercado consultados pela autoridade monetária - o chamado "Top 5" - com aqueles que mais acertam as previsões.

Banco Central fará novos rankings 'Top 5' para projeções do mercado
BC pretende criar novos rankings 'Top 5' para aprimorar ainda mais seu sistema de expectativas de mercado

De acordo com o BC, essa classificação também será aplicada para as seguintes projeções: Longo Prazo anual IPCA Ano Seguinte; Longo Prazo anual Preços Administrados Ano Corrente; Longo Prazo anual Preços Administrados Ano Seguinte; Móvel mensal IPCA acumulado nos próximos 12 meses; e Móvel mensal IPCA acumulado nos 12 meses terminados no 24º mês à frente. A primeira data de referência para a coleta dessas projeções será 23 de abril de 2021.

Desde agosto do ano passado, o BC passou a coletar expectativas mensais para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) até 25 meses à frente.

Evolução das avaliações de mercado

Em janeiro deste ano, essas projeções passaram a integrar o sistema informatizado, que conta também com estimativas para a taxa de câmbio e a Selic até 24 meses à frente (antes eram 18), e para a evolução do PIB por oito trimestres (antes eram seis).

"A criação dos novos rankings Top 5 é uma continuidade desses aprimoramentos do Sistema Expectativas de Mercado. Os novos rankings buscam estimular o desenvolvimento dos métodos de projeção dos agentes de mercado para prazos mais longos, alinhados com o horizonte relevante para a política monetária, e reconhecer e premiar as melhores projeções", avaliou o BC, em nota. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados