Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Zerar Posição

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/08/2019 às 22:16 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é zerar posição?

Zerar posição é uma expressão utilizada no mercado financeiro para se referir às operações em que investidores não mantém nenhuma exposição em um ativo.

Ou seja, um investidor zera posição de compra quando executa uma ordem de venda de ações na mesma quantidade da posição de compra inicial. E, por sua vez, zera posição de venda quando executa ordem de compra na mesma quantidade da posição de venda inicial.

Para ficar mais claro, considere o seguinte exemplo:

Se um investidor compra cem ações de uma empresa às 11h por R$ 50,00 e vende todas elas às 17h por R$ 55,00, ele zerou posição.

Essas operações também são conhecidas como Day Trades, pois consistem em uma estratégia de investimento realizada em um dia de negociações no mercado. Na prática, o investidor compra ou vende um determinado número de ações e, ao longo do dia, faz a operação inversa na mesma quantidade.

Qual a diferença de Day Trade para Swing Trade?

 

Embora seja possível zerar posição em ambas, as operações Swing Trade se diferem pelo prazo, que pode ser de alguns dias ou até semanas. Assim, o investidor tem mais tempo para realizar a execução das ordens de compra ou venda, e os riscos são minimizados .

Zerar posição é bom?

É claro que nem toda opção de zerar posição será lucrativa para o investidor. Tudo vai depender de uma estratégia bem pensada e da oscilação dos valores das ações. É também preciso compreender que as operações Day Trade têm custos com corretagem e tributação, e, caso não se tenha estratégias muito bem definidas, o investidor pode sofrer grandes perdas.

Por isso, esse tipo de operação é mais comum entre investidores experientes, que movimentam grandes volumes de ações e têm maior capacidade de minimizar os custos envolvidos. Ainda assim, é possível obter boas margens de rentabilidade em uma estratégia de zerar posição com as oscilações de preços de ações ao longo de um dia.

Como fazer operações Day Trade?

Até pouco tempo atrás, esse tipo de operação não estava disponível para investidores pequenos. No entanto, atualmente, esse cenário mudou e qualquer pessoa que tiver acesso à Bolsa de Valores passa a ter condições de realizar operações Day Trade.

Para isso, é necessário apenas ter acesso à plataforma Home Broker, que, basicamente, é um sistema que permite a negociação de ações e ativos financeiros pela internet.

Por meio do Home Broker, você pode acompanhar cotações em tempo real, comprar e vender ativos de renda variável e controlar sua carteira de investimentos. Além disso, com acesso à plataforma, você pode fazer consultas e realizar operações de qualquer lugar usando o seu celular.

Vale lembrar que, quanto menor os lotes, mais fácil é para zerar posição, visto que transações menores não impactam significativamente os preços das ações.

Para os price markers, por outro lado, executar essa operação é algo desafiador. Para não gerar uma alta ou uma queda significativa nos preços, é preciso executar a compra ou a venda de forma fracionada e sem que o mercado perceba.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados