Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Zeina Latif

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/08/2019 às 19:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Zeina Latif?

Zeina Latif é a atual economista-chefe da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país e que, em 2017, teve 49,9% das ações compradas pelo banco Itaú Unibanco – negociação que envolveu cifras de R$ 5,7 bilhões.

Formada na USP, ela é reconhecida como uma das maiores autoridades no mercado financeiro, já tendo ocupado o cargo de economista-chefe em grandes bancos e instituições financeiras.

Somada a uma trajetória profissional de sucesso, Latif também conta com um currículo acadêmico bastante consistente. Ela é doutora em economia pela USP.

Há anos, ela colabora com veículos de imprensa, como o jornal Estado de S. Paulo, onde conta com uma coluna semanal sobre economia.

A seguir, você poderá conferir um apanhado completo da trajetória de Zeina Latif.

Trajetória profissional de Zeina Latif

Zeina Latif se formou em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Pela mesma instituição, ela concluiu mestrado e o doutorado em economia.

Sua carreira profissional começou como professora de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na cidade de São Paulo, onde atuou entre os anos de 1993 e 1995.

Em seguida, Zeina ocupou uma cadeira como pesquisadora no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP até o ano 2000. Passada essa longa trajetória acadêmica exercendo atividades ligadas à pesquisa e docência, Latif estreou no mercado financeiro como economista-sênior da Tendências Consultoria Integrada, organização especializada em finanças corporativas.

Em julho de 2002, Zeina Latif assumiu o cargo de economista-chefe no Banco Bilbao Vizcaya, onde permaneceu até 2003. Neste mesmo ano, aconteceu o grande salto de sua carreira.

Em julho, ela se tornou economista-chefe no HSBC Asset Management, instituição que ocupa posição de destaque no mercado financeiro global. Zeina fez parte do quadro de funcionários da instituição até 2005. Entre os anos de 2005 e 2007, foi economista-chefe do ABN-Amro Real.

Em 2008, assumiu como economista-chefe do ING Bank no Brasil, onde permaneceu até 2010. Naquele mesmo ano, Latif se tornou economista-sênior do Royal Bank of Scotland para a América Latina.

Zeina Latif: Umas das mulheres mais influentes do mundo

A trajetória profissional prodigiosa de Zeina Latif lhe rendeu o título de uma das mulheres mais influentes do Brasil. Tal título foi atribuído pela influente e respeitável revista americana Forbes. O prêmio se deu na categoria economia no ano de 2006.

O reconhecimento do trabalho de Latif também se deu em âmbito nacional. Ela já foi ganhadora do prestigiado prêmio de melhor Economista-Chefe promovido pela Ordem dos Economistas do Brasil no na edição de 2008.

Sucesso em um ambiente predominantemente masculino

Zeina Latif, com alguma frequência, é questionada sobre como é ocupar posições de tamanho destaque em um universo dominado por homens. Quanto a isso, em entrevista concedida ao jornal O Globo em 4 de julho de 2019, ela destacou:

“Eu vou entender a mulher que não quer ter o cargo de chefia, mas eu não vou aceitar a mulher que gostaria mas acha que não vale a pena ir atrás porque não vai conseguir. Isso que não pode acontecer. E a minha suspeita é que isso acontece”.

Na mesma oportunidade, quando questionada sobre preconceito contra mulheres em ambiente corporativo, a economista disse:

“Tem aquele que é o preconceito que chega a ser caricaturesco. De comentário que você ouve e fala: ‘han? Eu ouvi mesmo isso?’. Por incrível que pareça, esse me preocupa menos. Me preocupa mais aquele velado. Em que você percebe que tem dificuldade de avançar, e ele não está explícito. Então você nem consegue entender onde está a barreira. Esse é o mais perigoso. As novas gerações se incomodam mais com comentário indevido, com a cantada. Eu não ligo para isso. Isso para mim é a ponta do iceberg. Me preocupa aquela coisa mais forte. Aquela mulher que quer crescer e não é ouvida. Esse é mais perigoso. A cantada, a coisa desrespeitosa, isso a mulher sabe resolver. Se não sabe, vai rapidamente aprender. Mas essa coisa velada, essa me preocupa mais e isso está muito forte ainda nas empresas.”

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados