Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés Pró-Inovação

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/12/2019 às 22:10 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Viés Pró-Inovação?

Viés Pró-Inovação (ou ainda Pro-Innovation Bias, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, o Viés Pró-Inovação é caracterizado como a tendência mental que nós, seres humanos, possuímos de supervalorizarmos uma nova tecnologia. Ou seja, de tão empolgados com uma invenção nos tornamos parcial ou totalmente incapazes de enxergar as suas limitações.

Esse viés costuma se aplicar principalmente a ferramentas e tecnologias, embora alguns pesquisadores entendam que a mesma se estenda para métodos e outras formas do compartilhamento de informação humanística.

Como o Viés Pró-Inovação se aplica na prática?

Um dos exemplos mais comuns é o que diz respeito à produção de energia. Por décadas, evoluímos a forma como produzimos a energia que consumimos para cozinhar, trabalhar, percorrer longas distâncias etc.

Para tanto, não apenas criamos máquinas mais eficientes (como o fogão para o preparo de alimentos, por exemplo) como nos debruçamos sobre o problema elementar: como produzir de forma melhor e mais fácil? Como baratear os processos?

Nos anos 1950, a energia nuclear tomou protagonismo nas discussões sobre produção energética,. A partir da desintegração dos átomos, as usinas termoelétricas produzem energia ocupando menos espaço do que uma hidrelétrica, sendo que estas são consideradas poucos poluentes (com ressalvas!) e usam um material relativamente abundante na natureza, o urânio.

Diante dessas características, muitos consideravam a energia nuclear como a salvação da humanidade. Mais do que isso, ela deveria tomar o lugar de todas as outras e as suas desvantagens, se enxergadas, eram um mero detalhe em comparação com sua "maravilhosidade".

Como sabemos, ela não tomou o lugar das outras. Nos países com maior grau de produção e consumo, não ultrapassa nem 40% do total. As preocupações com os seus possíveis efeitos negativos, especialmente após desastres como o acidente de Hiroshima, crescem com o passar do tempo.

Ou seja, passada a empolgação, as limitações ligadas às dificuldades de execução de estratégia nuclear e segurança vieram a tona. Elas não nasceram. Apenas foram enxergadas de forma mais clara, por pessoas, autoridades e governos inteiros.

É possível que você pense: "Ok, mesmo que eu seja atingido pelo Viés Pró-Inovação, logo o seu efeito psssará e eu poderei analisar as coisas com mais clareza. Tudo bem, eu não preciso me preocupar".

A verdade é que, sim, ele pode passar... Como qualquer outro. O grande problema é que ninguém sabe quando, nem quais decisões desastrosas você tomará até lá. Sinceramente, você pode nem notá-lo, de modo a pular de uma "inovação incrível e inquestionável" para outra.

Como o Viés Pró-Inovação interfere na sua vida financeira?

Já falamos sobre os perigos que ser aficionado por inovações no apelo à novidade. Acabamos comprando coisas que não precisamos, investindo não apenas dinheiro como tempo nelas, a abandonando quando a nova "inovação" chegar.

Antes de discordar, pense em quantas pessoas compram um celular novo antes do anterior quebrar, somente porque o novo tem alguma novidade que, convenhamos, é praticamente inútil para aquela pessoa.

No caso do viés pró-inovação, o apelo fica ainda mais latente. Afinal de contas, não é apenas um produto já conhecido com uma "besteirinha" nova. É algo totalmente diferente, sobre o qual todos estão falando. Não é só a propaganda de uma empresa, é um furor social.

Atualmente, entende-se que o Viés Pró-Inovação gire essencialmente em torno da Inteligência Artificial - embora outras tecnologias também assumam esse papel.

Na prática, o mesmo se traduz em comprar coisas que meramente remetam a isso, como forma de se integrar ao?" furor. Nem sempre é uma necessidade da pessoa ou deriva de um processo de crítica ("será que é mesmo).

E como qualquer recurso desperdiçado, o dinheiro aplicado nesse item não volta, nem atinge todo o seu potencial. Logo, entendemos qual o maior problema do Viés Pró-Inovação: ele nos faz acreditar que consumir é a melhor forma de se integrar socialmente no presente e, nesse caso, também no futuro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados