Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés de Pessimismo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/11/2019 às 21:09 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o viés de pessimismo?

Viés de pessimismo é o nome dado a tendência mental que nós, seres humanos, possuímos de determinar a probabilidade de certos eventos acontecerem no futuro dando sempre maior peso às nossas previsões pessimistas. Em outras palavras, ele narra a nossa obsessão pela catastrofização do futuro - por vezes digna de Hollywood. 

Antes de nos debruçarmos sobre ele, no entanto, é importante frisar que o viés de pessimismo e o viés de negatividade embora pareçam sinônimos, se tratam de dois conceitos bem diferentes.

Enquanto o primeiro influencia a forma como refletimos acerca do futuro, o segundo está especialmente focado no nosso presente e/ou no nosso passado. 

Veja bem! Se amanhã será o seu primeiro dia em um novo emprego e você não pára de pensar em tudo o que pode dar errado (perder a hora, chegar atrasado no escritório, derramar uma xícara de café na sua camisa novinha, ser odiado pelos seus novos colegas etc.), mesmo quando as chances de toda essa tragédia acontecer são mínimas, você está sob o efeito do viés de pessimismo. 

Afinal de contas, ele é um especialista em distorcer a forma como vemos a probabilidade de coisas ruins nos acontecerem no futuro.

Por outro lado, vamos supor que hoje tenha sido o seu primeiro dia em um novo emprego. Você não perdeu a hora. Você não chegou atrasado. A sua camisa branca está intacta (ufa!). Contudo, se um único colega não sorriu para você ao te cumprimentar e você lembra dele com muito mais facilidade do que de todos os outros que te receberam de braços abertos... Bom, isso é viés de negatividade.

Percebe agora a diferença? Que ótimo! Pois nos concentremos agora em entender melhor o viés de pessimismo e suas implicações no nosso cotidiano - incluindo, é claro, no nosso dinheiro.

Como surge o viés de pessimismo?

Pense no ser humano primitivo. Aquele mesmo, o típico "homem das cavernas" ou "mulher das cavernas", que tinha desafios muito piores a enfrentar do que a internet cair no meio do episódio da sua série favorita (a gente te conhece!).

Quando falamos em riscos, o que eles enfrentavam ia desde de secas extintivas, animais selvagens perigosos, falta de presas... Em resumo, toda sorte de desafio à sobrevivência.

Ao pensar sobre o futuro, o que você acha que o cérebro preferia: pensar nos deliciosos sabores das frutas que encontraria durante uma migração ou traçar planos caso um enorme predador resolva te caçar? A segunda opção, é claro.

Ao longo de milhares de anos, esse mesmo órgão (e a mente!) se especializaram em antecipar desastres. Ele não é perfeito (olá, viés da normalidade!), mas desenvolveu uma confiável propensão para antecipar vários tipos de problemas e possíveis soluções.

Se algo bacana acontecer, aproveite. Se algo ruim acontecer, bom, espera-se que você esteja preparado, caso queira sobreviver. 

É claro que, conforme nossa sociedade se tornou mais complexa, os problemas que antecipamos se tornaram menos mortais e mais emocionais/sociais. 

Se o café derramar na camisa ninguém vai abocanhar a sua perna, nem acabará você mortalmente queimado, mas parecer desleixado perante os demais é uma previsão que, para muitos, causa igual ansiedade e sofrimento. 

Como o viés de pessimismo afeta as suas finanças?

A figura do investidor desesperado, que ao menor sinal de desvalorização de um título abandona toda a estratégia que ele mesmo levou anos de estudo para desenvolver, é quase um símbolo da ação do viés de pessimismo quando se trata do mercado financeiro.

É a representação caricata de como superestimar os riscos e as tragédias financeiras pode ser uma das principais causadoras de mais... Isso mesmo, riscos e tragédias financeiras.

Portanto, lembre-se sempre de que manter os pés no chão não significa apenas mitigar todas as suas alucinações de enriquecimento instantâneo, mas também não se afundar em catástrofes criadas pelas suas emoções. Equilíbrio, aqui, também é um bom alimento para o cérebro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados