Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés da Atribuição de Traço Pessoal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/11/2019 às 22:18 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Viés da Atribuição de Traço Pessoal?

Viés da Atribuição de Traço Pessoal (ou Trait Ascription Bias, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo. A sua principal característica é narrar a tendência mental que nós temos, como seres humanos, de nos considerarmos menos previsíveis do que as pessoas ao nosso redor.

Se você já leu o nosso artigo completo sobre viés do ponto cego já sabe que temos outra tendência: nos considerarmos mais imunes à ação dos vieses cognitivos do que os demais. Sem falar no efeito da terceira pessoa, que nos fazer "jurar de pé junto" que os outros é que são influenciados pela mídia; nós não. Ou ainda, no efeito wobegon, que sussurra em nossos ouvidos que somos mais competentes, inteligentes ou engraçados do que seja lá com quem estivermos nos comparando.

O que esses três exemplos mostram é que somos ávidos a, mesmo que inconscientemente, agir para proteger a nossa autoimagem e autoestima.

Se isso parece uma piada para você, que se considera por si só uma pessoa para lá de autocrítica e insegura, saiba que o cérebro continua a fazer esforços inimagináveis para que você se estime ao menos um tantinho.

Muitos sobreviventes de tentativas de suicídio narram, justamente, que tomaram sua decisão no momento em que se convenceram de que não tinham mais qualquer motivo para continuar vivos, que não tinham qualquer importância enquanto vivos. O seu cérebro sabe disso, sabe que manter alguma estima sobre si mesmo é essencial para que você continue motivado a viver, e ele tem os vieses como ferramentas para tanto.

Como o Viés da Atribuição de Traço Pessoal funciona?

Bem é verdade que os vieses nascem como erros de lógica: enquanto o processamento das informações do mundo exterior é feito, uma conclusão equivocada é tirada. Ainda que errada, ela tem forte aparência lógica ("isso faz todo sentido!") e por isso é tida como verdadeira pela sua mente.

O Viés da Atribuição de Traço Pessoal não é diferente.

Com os outros, lidamos apenas com o que conseguimos ver, não enxergamos suas motivações intrínsecas, nem questionamos cada uma das suas decisões e ouvimos sua defesa. Conosco, por sua vez, temos acesso a todo esse acervo.

Assim, quando julgamos as pessoas, consideramos apenas os seus comportamentos. Quando nos julgamos, levamos em conta os sentimentos, as intenções, as dúvidas, as experiências passadas... O comportamento parece estar soterrado, logo abaixo desse "peso" todo.

Temos que admitir: realmente os sentimentos, as intenções, as dúvidas e as experiências passadas são baseadas em subjetividade e imprevisibilidade. Sob esse ponto de vista, somos mesmo imprevisíveis. Mas o comportamento geralmente se baseia em hábitos, reações-padrões já estabelecidos. Como as pessoas não podem ver o nosso "entulho emocional", a previsibilidade das ações se torna mais clara. É por isso que consideramos os demais mais previsíveis do que nós.

Como o Viés da Atribuição de Traço Pessoal afeta as suas finanças?

Grandes negociadores sabem que parte essencial da negociação é ser capaz de se colocar no lugar do outro e entender, inclusive, como ele te enxerga.

Agora pense em como essa capacidade é afetada quando somos tomados pelo Viés da Atribuição do Traço Pessoal.

Quando falhamos nos dois lados (ler o outro e ler a nós mesmos) corremos grande risco de sermos manipulados ou estragarmos, sozinhos, uma oportunidade para lá de promissora.

Assim, subestimamos o outro e nos superestimamos, acreditando que estamos apenas lendo correta e racionalmente a realidade. Imagine quantos negócios e parcerias danosas são firmados todos os dias simplesmente porque um dos participantes (ou os dois) foi cegado por esse viés. Quantos prejuízos se oriundam nesse desequilíbrio?

Infelizmente, nem um existe uma pílula mágica contra o Viés da Atribuição de Traço Pessoal. O máximo que podemos fazer para suavizá-lo é identificar quando estamos tomando decisões com base em sua influência e então questionar as escolhas que fazemos, inclusive consultando a dados e terceiros.

O seu cérebro é bem esperto, não duvide, mas às vezes ele precisa de um empurrãozinho na (imprevisível) direção certa.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados