Open Nav

Vendor

O que é vendor?

No mercado internacional, vendor é o fornecedor de bens e serviços de uma cadeia global, composta por insumos, pessoas, padrões tecnológicos e empresas que se unem para um objetivo comum.

Quanto maior a quantidade de processos entre a entrada dos insumos e o produto final na prateleira, maior a quantidade de vendors participantes.  Eles interagem uns com os outros para atender as necessidades de uma empresa, sendo que nenhum deles fabrica o produto final em si.

Isso não quer dizer que não existam outros formatos.  Uma empresa pode exercer a função de vendor e, ao mesmo tempo, produzir diretamente para o consumidor final.  Ela também pode vender para outras empresas, que então venderão para os seus clientes.

Como Investir nos Melhores Fundos

Qual um exemplo atual de vendor?

O setor de telefonia é um deles.  Ele é composto pelas empresas que:

  • Fabricam os equipamentos;
  • Fornecem os serviços de telecomunicações e transmissão de dados.

Quem fabrica o equipamento é o vendor, enquanto as operadoras de telefonia são conhecidas como “carriers”.

Ambas trabalham de forma bastante integrada.  Por conta disso, precisam de um conjunto de regras que não só promovam o direito ao sigilo das informações pessoais como também delimitem as responsabilidades de cada uma.

O que é um contrato de vendor?

Ele é um contrato bancário que visa financiar uma venda, funcionando da seguinte forma:  um fornecedor, colocando-se no papel de fiador, fecha com o seu banco um financiamento para que o seu cliente possa efetuar a compra.

Dito de outra forma:

  1. O fornecedor transfere o seu direito sobre a venda ao banco;
  2. O banco, mediante a aplicação de uma taxa de desconto, disponibiliza os valores na conta do fornecedor;
  3. O cliente paga as parcelas diretamente para o banco.

Nessa operação, o fornecedor recebe à vista, enquanto o comprador, por conta do relacionamento que o seu fornecedor possui com a instituição financeira, se financia a juros menores do que se buscasse o financiamento por conta própria.

O vendor é muito utilizado por fornecedores que vendem bens de alto valor agregado, como maquinário e infraestrutura.  Como são itens que mantêm um vínculo de longo prazo com o cliente (por meio de atualizações e manutenções), o contrato de vendor viabiliza negócios que os bancos normalmente não teriam interesse em fazer.

Quais as outras vantagens do vendor?

Apesar de ser uma forma de gerar mais vendas, o vendor traz outras vantagens:

Fornecedor

  • Ao receber à vista, ele consegue melhores condições para comprar seus insumos;
  • Como usa a estrutura do banco, ele se concentra na sua atividade fim, que é produzir e vender;
  • Ele recolhe um valor menor de impostos (IPI, ICMS e Cofins), visto que a tributação incide sobre o preço à vista;
  • Ele evita um outro problema das vendas parceladas: arcar com os impostos antes de receber pela venda;
  • No caso do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), ele pode optar entre pagá-lo ou repassar o custo para o seu cliente.

Banco

Como gera negócios com ambas as pontas, toda vez que uma venda é concretizada, ele pode oferecer uma quantidade maior de produtos e serviços.

Comprador

  • O comprador, normalmente de porte menor que o fornecedor e, não necessariamente um cliente do banco, forma um histórico de crédito junto à instituição financeira;
  • Em um segundo momento, ele passa a ter novas opções de financiamento, sendo que estas, como despesas financeiras, podem ser deduzidas do imposto de renda.

O que é um “vendor list”?

Ele é uma lista de fornecedores cadastrados.  Seu objetivo é impor aos fornecedores que queiram vender à uma determinada cadeia produtiva uma série de exigências, de forma que ela se resguarde de penalidades caso haja algum descumprimento de normas contábeis ou regulatórias.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados