O que é valor agregado?

Valor agregado é um termo usado para descrever o aprimoramento que uma empresa adiciona a seus produtos ou serviços antes de oferecê-los aos clientes. Pode-se dizer, portanto, que esse recurso extra garante o aumento do valor de um produto. 

Em geral, o valor agregado é aplicado em produtos que exibem poucas diferenças em relação aos seus concorrentes e tem o objetivo de fornecer aos consumidores um recurso que garanta maior percepção de valor.

Para isso, uma empresa pode passar a produzir um produto de forma totalmente inovadora ou fixar a sua identidade visual em produto genérico. Ao agregar valor a produtos e serviços, essa empresa despertará maior interesse dos consumidores e garantirá o aumento da sua receita

Como Investir nos Melhores Fundos

Entendendo o valor agregado

A diferença entre o preço de um produto e o custo da produção permite determinar o valor agregado. Essa regra também se aplica à definição do preço de um serviço oferecido por uma empresa aos seus consumidores. 

Já o preço é determinado pelo valor que os consumidores estão dispostos a pagar com base no valor percebido. Ao adicionar valor a um produto é possível determinar o seu preço. Por exemplo, um software que oferece um ano de suporte gratuito ao cliente está oferecendo esses consumidores um recurso de valor agregado. 

Já um profissional pode agregar valor aos serviços que oferece aos seus clientes ao aplicar habilidades avançadas na execução das tarefas. 

Hoje, a maioria dos consumidores tem acesso a uma gama de produtos e serviços facilmente — para isso, basta uma rápida busca na internet.

Essa mudança nos hábitos de consumo fez com que as marcas precisem exibir vantagens competitivas para se destacar das concorrentes. Descobrir o que os clientes realmente valorizam é crucial para que uma empresa saiba o que produzir, como embalar suas mercadorias e até mesmo como entregar os seus produtos ao consumidor. 

Como exemplo, podemos citar a Amazon, empresa que serve de referência no setor de varejo eletrônico por oferecer aos seus clientes reembolso automático e descontos progressivos na compra de certos produtos.

Os consumidores da marca gostam tanto dos benefícios oferecidos que se mostram dispostos a pagar um valor adicional pela Amazon Prime, que oferece benefícios como o streaming de vídeos ou músicas e frete grátis em todas as compras. Além disso, o serviço permite agendar a entrega em um horário que melhor atenda ao consumidor. 

Valor agregado no marketing

Empresas que constroem marcas fortes agregam valor, simplesmente fixando seu logotipo em um produto. A Nike, por exemplo, pode vender meias ou sapatos a um preço mais alto do que os praticados pela concorrência, embora seus custos de produção sejam bastante semelhantes. 

Isso é possível porque a empresa exibe a sua identidade visual no uniforme das melhores equipes esportivas do mundo, o que a faz ser identificada como uma das marcas mais apreciadas e usadas pelos atletas de elite.

Da mesma forma, quem deseja comprar um carro de luxo está disposto a pagar um valor premium pelos veículos da Mercedes-Benz devido à reputação da marca e para participar dos programas de fidelidade oferecidos pela empresa. 

Valor agregado na indústria

As etapas específicas da produção de um produto e o valor agregado em cada fase desse processo são chamados de valor agregado da indústria. Esse valor fornece o preço de um serviço ou produto. Para determinar esse número também é preciso considerar quando a produção foi finalizada. 

Essa é a base de cálculo do Imposto sobre Valor Agregado, sistema de tributação utilizado em diversos países da Europa. 

Para determinar o quanto um setor contribui para o PIB é preciso verificar à diferença entre a receita total do setor e o custo total de insumos em um determinado período. A receita é determinada pelo volume de vendas. Já os insumos incluem os gastos com matérias-primas, energia e serviços. 

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Capitalismo

O que é Capitalismo? O capitalismo surgiu a partir da ascensão da burguesia, com o fim da Idade Média e do sistema feudal. Ele é um…

Veja outros termos