Open Nav Logo Mais Retorno

UNIT

O que é unit?

A unit é um pacote mobiliário que reúne, em uma única leva, classes de ativos diferentes como ações ordinárias, ações preferenciais e afins.

Também chamado de certificado de depósito de ações, o conjunto agrega as vantagens e desvantagens de cada um de seus componentes.

Isto é, se a unit for composta apenas por ações ordinárias e ações preferenciais, por exemplo, o investidor adquire o direito ao voto em assembleias corporativas E tem preferência no recebimento dos proventos.

O usufruto de ambos, é claro, está limitado à parcela do ativo dentro do conjunto.

Esse é, inclusive, um dos maiores atrativos para os titulares das units, que a depender do seu perfil, se sentem beneficiados pelo mix de modalidades e propriedades nos pacotes.


Como as units funcionam?

As units são ativos compostos do mercado à vista, vendidos em lote padrão de, no mínimo, 100 ações.

A sua liquidação, cujo prazo é de D+3 a partir da data da negociação, é física e financeira.

Mas esses são apenas os aspectos mais técnicos e particulares.

Como as units atuam em formato de pacote, as suas demais características estão intimamente ligadas às qualidades das classes de valores mobiliários que as compõem.

Na Bolsa de Valores, atualmente são negociadas units formadas por ações ordinárias, ações preferenciais e BDRs.

Ações ordinárias

A ação ordinária é uma parcela do capital social de uma companhia que, em suma, oferece o benefício do voto em assembleias corporativas para todos os seus titulares.

De modo prático, ao adquirir uma ação ordinária, o investidor se torna “sócio” da organização.

Ações preferenciais

A ação preferencial é uma parcela do capital social que, quando adquirida, dá ao seu proprietário a preferência no recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio (JCPs).

Além disso, tem como vantagem a prioridade na restituição do capital investido, em caso de falência da companhia.

BDRs

O Brazilian Depositary Receipt (comumentemente traduzido como Certificado de Depósito de Valores Mobiliários) é um título que permite a investidores brasileiros comprarem ações de empresas estrangeiras.

Através de certificados emitidos por instituições depositárias brasileiras, surgem os recibos de ação, que estão atrelados às ações originais sob custódia no país de origem e podem ser comercializados nos mercados de ações do Brasil.

A maneira que essas três categorias serão agregadas dentro do conjunto vai depender da estratégia adotada por cada companhia.

A Alupar, por exemplo, disponibiliza units com uma ação ordinária e três ações preferenciais. Já na SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), a proporção é de uma ação ordinária para quatro preferenciais.

Curiosamente, a PPLA Participations é a única companhia que comercializa apenas BDRs em suas units, contrariando todas as outras configurações.

Como adquirir units?

As units são negociadas normalmente na Bolsa de Valores.

Para realizar operações, é necessário ter a conta ativa em uma corretora e enviar ordens de compra.

Mas, ainda que não se trate de um modelo de ação única tradicional, não se esqueça: definir bem a sua estratégia e o seu perfil antes de realizar as negociações ainda é fundamental!

Para acompanhar cada unit, basta identificar o código de cada organização, que é obrigatoriamente composto por 4 letras acompanhadas pelo sufixo 11.

Ainda seguindo os exemplos de Alupar, Sanepar e PPLA, temos as seguintes sequências:

  • ALUP11, para as units da Alupar.
  • SAPR11, para as units da Sanepar.
  • PPLA11, para as units da PPLA Participations.

Para consultar a lista completa com todas as 11 empresas listadas na Bolsa e que oferecem units, visite o site da B3. Essa é a fonte mais confiável de códigos e companhias, pois está sempre atualizada!

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados