Open Nav Logo Mais Retorno

Tubarão

O que é Tubarão no mercado financeiro?

O mundo do mercado financeiro é repleto de jargões e apropriação de termos que criam um linguajar próprio para profissionais, investidores, acionistas, etc. E, nessa mistura entre termos em inglês e siglas, encontramos também alguns como tubarão, sardinha, golfinho, touro e urso. Normalmente, tratam-se de metáforas para se referir a perfis de investidores ou comportamento do mercado.

No mar, a imagem ligada aos tubarões é de imposição e domínio sobre o território. Esse grande predador marítimo dita em qual direção vão nadar os peixes menores. Por isso, ele é visto como aquele que comanda, que dita as regras.

Metaforicamente, o termo é utilizado no mercado para se referir aos grandes investidores, àqueles que têm poder e influência para mudar os rumos das bolsas de valores por meio de grandes movimentações financeiras.

Se valendo de estratégias arrojadas e agressivas, esses “players” se “alimentam” de pequenos investidores e acionistas minoritários e, assim, conseguem, em alguns movimentos, lucros exorbitantes. Por isso, ao realizar grandes transações financeiras, os tubarões podem causar oscilações no preço dos papéis, afetando o mercado como um todo.


E os outros animais?

 

Confira agora denominações para outros “animais” do mercado financeiro e suas características.

Sardinha

Sardinha é o termo utilizado para se referir aos investidores pequenos e inexperientes, em busca de lucros modestos e seguros. Individualmente, elas têm pouca influência no mercado, porém, assim como no mar, as “sardinhas” do mercado financeiro também podem se movimentar em cardumes. Ao nadarem todas na mesma direção, podem exercer influência sobre o mercado. Ainda assim, as “sardinhas” são as principais vítimas dos “tubarões” no mercado financeiro.

Golfinho

Os golfinhos (ou flippers) são famosos pelos saltos rápidos que dão fora da água. Por isso, esse também é o termo usado no mercado para se referir aos investidores que compram ações na abertura de capital de empresas (IPO - Oferta Pública Inicial) para vender os papéis logo em seguida. O seu objetivo é conseguir grandes lucros comprando e vendendo papéis de ações de forma rápida.

Touro

O termo “touro” é utilizado como sinônimo de tendência de alta no mercado. A metáfora, criada por investidores americanos, se dá em função do golpe dos chifres do touro ao atacar, em um movimento ascendente, feito de baixo para cima.

Urso

A metáfora segue o mesmo princípio do “touro”. O urso, quando ataca, se levanta sobre as patas traseiras e avança com as garras das patas dianteiras, em um movimento de cima para baixo. Assim, quando se fala em “urso” no mercado financeiro, o sentido é de tendência de baixa e desvalorização.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados