Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Tubarão

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/08/2019 às 17:35 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Tubarão no mercado financeiro?

O mundo do mercado financeiro é repleto de jargões e apropriação de termos que criam um linguajar próprio para profissionais, investidores, acionistas, etc. E, nessa mistura entre termos em inglês e siglas, encontramos também alguns como tubarão, sardinha, golfinho, touro e urso. Normalmente, tratam-se de metáforas para se referir a perfis de investidores ou comportamento do mercado.

No mar, a imagem ligada aos tubarões é de imposição e domínio sobre o território. Esse grande predador marítimo dita em qual direção vão nadar os peixes menores. Por isso, ele é visto como aquele que comanda, que dita as regras.

Metaforicamente, o termo é utilizado no mercado para se referir aos grandes investidores, àqueles que têm poder e influência para mudar os rumos das bolsas de valores por meio de grandes movimentações financeiras.

Se valendo de estratégias arrojadas e agressivas, esses “players” se “alimentam” de pequenos investidores e acionistas minoritários e, assim, conseguem, em alguns movimentos, lucros exorbitantes. Por isso, ao realizar grandes transações financeiras, os tubarões podem causar oscilações no preço dos papéis, afetando o mercado como um todo.

E os outros animais?

 

Confira agora denominações para outros “animais” do mercado financeiro e suas características.

Sardinha

Sardinha é o termo utilizado para se referir aos investidores pequenos e inexperientes, em busca de lucros modestos e seguros. Individualmente, elas têm pouca influência no mercado, porém, assim como no mar, as “sardinhas” do mercado financeiro também podem se movimentar em cardumes. Ao nadarem todas na mesma direção, podem exercer influência sobre o mercado. Ainda assim, as “sardinhas” são as principais vítimas dos “tubarões” no mercado financeiro.

Golfinho

Os golfinhos (ou flippers) são famosos pelos saltos rápidos que dão fora da água. Por isso, esse também é o termo usado no mercado para se referir aos investidores que compram ações na abertura de capital de empresas (IPO - Oferta Pública Inicial) para vender os papéis logo em seguida. O seu objetivo é conseguir grandes lucros comprando e vendendo papéis de ações de forma rápida.

Touro

O termo “touro” é utilizado como sinônimo de tendência de alta no mercado. A metáfora, criada por investidores americanos, se dá em função do golpe dos chifres do touro ao atacar, em um movimento ascendente, feito de baixo para cima.

Urso

A metáfora segue o mesmo princípio do “touro”. O urso, quando ataca, se levanta sobre as patas traseiras e avança com as garras das patas dianteiras, em um movimento de cima para baixo. Assim, quando se fala em “urso” no mercado financeiro, o sentido é de tendência de baixa e desvalorização.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados