Open Nav Logo Mais Retorno

Trend Following

Avalie este post

O que é Trend Following?

O Trend Following é uma forma de investir na bolsa de valores baseada na tendência (de alta ou de baixa) de um determinado ativo.

Ou seja, o investidor analisa a performance de um ativo e o compra (ou vende) quando ele estiver em uma fase de alta (ou de baixa).

Por exemplo, se um investidor identificar que PETR4 está com uma tendência de alta, sem grande volatilidade, ele pode comprar as ações e ficar com ela até que note uma reversão dessa tendência.

A mesma coisa aconteceria, se PETR4 demonstrasse uma tendência de queda. Porém, nesse caso, ao invés de comprar as ações, o investidor apostaria na baixa dos seus preços através da venda à descoberto [linkar].

Ao utilizar uma estratégia de Trend Following, o investidor pode partir para diferentes modos de operação.


Como funciona o Trend Following?

Quando um investidor decide usar uma estratégia de trend following, ele cria a expectativa de que determinado ativo mantenha uma tendência de alta ou de baixa visualizada no gráfico de preços.

No entanto, como se sabe, a bolsa de valores não possui regras quando o assunto são os preços dos ativos. Logo, movimentos de reversão podem ocorrer de uma hora para outra.

Por conta disso os traders que tentam encontrar oportunidades nos gráficos de preços, utilizam Stop Loss para conseguir sair de uma reversão limitando seus prejuízos, ou Stop Gain para assegurar seus lucros.

O trend following muitas vezes é utilizado para operações de curta, média e longa duração.

Uma das formas de se analisar as tendências de alta ou baixa de um ativo é por meio do Price Action.

Para conseguir identificar uma tendência de alta por meio desse método, o investidor deverá observar o desempenho do preço do ativo no mercado.

Em uma operação com tendência de alta, a cotação do ativo deve ficar sempre acima da última movimentação de alta.

Quando esse ativo oscilar e registrar uma queda em seus preços, ela não pode ser menor que a última movimentação de baixa.

Desse modo, o investidor conseguirá identificar uma movimentação de alta por meio do Price Action.

A mesma coisa ocorre quando uma movimentação de baixa se torna alvo do investidor. Para conseguir identificar a tendência de baixa, ele deverá analisar se a depreciação do preço está aumentando em cada movimentação de queda e se, quando existe uma oscilação de alta, ela é inferior a anterior.

Quando essa movimentação não seguir mais o mesmo caminho, então o investidor deverá “stopar” (encerrar) a operação.

Estratégias de Trend Following

Existem várias estratégias que podem ser empregadas quando partimos para o Trend Following. Uma delas é através das médias móveis [linkar].

Operar a partir das médias móveis de um ativo, talvez seja uma das formas de operação mais básicas do mercado.

Como estamos tratando de tendências de alta ou baixa, a média móvel acaba se tornando uma estratégia muito interessante para ajudar na detecção dessas movimentações.

Quando uma média de curto prazo cruza acima de uma média de longo prazo, o investidor pode estar de frente para um ativo que oferecerá condições compra visando o longo prazo.

Da mesma forma, também existem momentos nos quais o investidor pode conduzir uma operação de venda. Isso pode acontecer quando uma média curta cruzar abaixo de uma média longa.

Vale destacar que a média móvel muitas vezes é utilizada em combinação com outras estratégias.

Isso acontece devido à “precariedade” dela em relação à ativos que possuem muita volatilidade (em momentos onde o preço sobe e desce com muita frequência e sem direção).

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão