Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Think tank

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/07/2020 às 18:53 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é think tank?

Think Tank (laboratório de ideias, em tradução livre) é o nome dado a instituições ou entidades que se caracterizam por trabalhar e contribuir na busca de informações e pesquisas sobre um tema considerado relevante.

O foco desse tipo de organização está em estimular debates que sejam importantes do ponto de vista social, apresentando ideias que possam contribuir com discussões, em especial de caráter político.

Os assuntos discutidos em um think tank podem englobar temáticas de diferentes áreas como economia, meio ambiente, cultura, tecnologia e tudo que envolva a sociedade de alguma maneira.

Portanto, o grande objetivo de um think tank é proporcionar um debate saudável que possa orientar a tomada de decisão política da melhor forma possível de acordo com as principais necessidades sociais.

Qual a importância do think tank?

Vivemos em um mundo onde existem problemas sociais muito transparentes e perceptíveis. Não é preciso viajar pelo planeta para saber que, em alguns países, as taxas de pobreza e de pessoas que passam fome são gigantescas.

Aqui no Brasil mesmo, exemplos não faltam. E podemos incluir dificuldade de acesso a materiais básicos, como um sistema de saneamento. E, apesar dos evidentes problemas, em muitos casos a própria população não tem condições de organizar um debate cujo foco esteja a busca por soluções para questões como essas.

É neste ponto que entram os think tanks. Eles serão responsáveis por estimular as discussões e, de alguma forma, ajudar a encontrar respostas que permitam melhorias para a população, apresentando-as oficialmente.

Como funciona um think tank?

Apesar da maior notoriedade recente, os think tanks surgiram há bastante tempo nos Estados Unidos. Mais especificamente em meados do século XIX, quando haviam questões importantes no país como a melhora dos níveis de segurança.

Desde então, tem sido cada vez mais comum a criação de organizações com o objetivo de debater sobre temas importantes para o país. E, vale lembrar, não são apenas pessoas aleatórias que proporcionam as discussões, mas contam com a participação de especialistas importantes de cada segmento.

Esse é um fator importante na medida em que fortalece a argumentação de um resultado encontrado nessas discussões. Assim, o compartilhamento de informações ganha notoriedade e autoridade tanto pelos agentes políticos, como também pela própria população.

Think tank no Brasil

No Brasil também já existem alguns think tanks  internacionalmente conhecidos. Podemos mencionar, como exemplo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O nosso país ainda está em processo de desenvolvimento de entidades com esse objetivo de discussões sociais relevantes, mas a tendência ainda é de crescimento. Em especial agora que, por meio da tecnologia, o acesso à informação é cada vez mais popular.

Vale reforçar que, para ser considerado um think tank, as pesquisas precisam apresentar caráter independente. Ou seja, não pode existir qualquer tipo de influência externa para os resultados (como patrocínio empresarial).

Como são financiados os think tanks?

Uma dúvida muito comum em relação aos think tanks está no seu financiamento. Afinal, se essas instituições não podem ser patrocinadas com intuito de preservar a integridade dos resultados, como se sustentam?

Para responder essa questão, em primeiro lugar deve-se observar a sua categoria. Um think tank pode ser governamental, científico ou ideológico. De acordo com a classificação, a fonte de recursos pode variar.

No caso de um think tank governamental, por exemplo, o próprio governo pode financiar as pesquisas e debates. Em outros casos, as empresas podem abrigar universidades, como é o caso da própria FGV, ou prestar serviços especializados.

Há ainda um grupo de think tanks que busca recursos por meio de doações, em especial aqueles voltados para causas ideológicas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados