Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Taxa Livre de Risco

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/06/2020 às 14:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Taxa Livre de Risco?

Taxa Livre de Risco é uma taxa de referência usada no universo do mercado financeiro, e das finanças em geral, para comparar diferentes opções de investimento. Ela pode ser entendida como “taxa de retorno livre de risco”, isto é, a rentabilidade esperada em um investimento que tem risco muito baixo.

Entendendo a Taxa Livre de Risco

Para entender a taxa livre de risco, antes é preciso recordar que, nos investimentos, quanto maior o risco, maior o retorno; e, quanto menor o risco, menor o retorno. 

Por isso, quando falamos em um investimento livre de risco, fica implícito que ele deve ter uma taxa de retorno muito baixa. A questão, portanto, é: qual é o mínimo de retorno que uma pessoa estaria disposta a aceitar para fazer esse investimento livre de risco? Essa é a taxa livre de risco.

Naturalmente, não existe uma resposta absoluta para essa questão, por dois motivos. Primeiro, porque não existe nenhum ativo, nenhum investimento que seja realmente 100% livre de risco. Segundo, porque o mínimo de rendimento que um investidor aceitaria varia de acordo com o seu perfil e, principalmente, seu apetite para risco.

Por isso, existem algumas convenções. No Brasil, por exemplo, pode-se usar o Tesouro Selic como representação dessa taxa livre de risco. Ele oferece um retorno baixo, mas que, de modo geral, tem apelo aos investidores; e o risco é bastante reduzido.

Então, qualquer outro investimento pode ser comparado dessa forma. No fundo, é como se estivéssemos perguntando: você prefere apostar na expectativa de rentabilidade do investimento X, que tem um risco maior, ou prefere garantir esse mínimo de retorno com risco mínimo?

Como entender a Taxa Livre de Risco com exemplos?

Para ficar mais claro, vamos usar alguns números. Digamos que o Tesouro Selic oferece rendimento de 3% ao ano; essa é a taxa livre de risco, o mínimo de retorno que um investidor aceita, sabendo que não tem grandes riscos de perder seu dinheiro. Enquanto isso, um certo fundo de investimento oferece retorno de 20% ao ano, mas um risco elevado. 

Pedro quer investir. Ele está avaliando opções para colocar seu capital. A pergunta que ele vai se fazer é: eu prefiro apostar no retorno de 20% ao ano, com risco elevado de perder meu dinheiro, ou garantir 3% ao ano sabendo que não vou perder nada? Resumindo, eu prefiro o fundo de investimento ou a taxa livre de risco?

Logicamente, quando a diferença entre eles é muito grande, a maioria dos investidores começa a migrar para os investimentos mais arriscados sem precisar pensar muito. É o que acontece quando o governo faz cortes severos na Taxa Selic. Por exemplo, se o Tesouro Selic oferece rendimento de 3% ao ano, os 15% do fundo de investimento parecem excelentes, mesmo com o risco.

Porém, se a taxa livre de risco for atrativa, isso realmente serve como critério para comparar e selecionar investimentos. Por exemplo, se o Tesouro Selic oferecesse rendimento de 10% ao ano, talvez os 15% do fundo não fossem suficientes para o Pedro assumir um risco elevado. Aí, então, ele poderia ser mais seletivo e só escolher investimentos mais arriscados que oferecessem 20% ou mais de retorno ao ano.

Qual é a relação entre Taxa Livre de Risco e CAPM?

Nós vimos que é possível entender e aplicar a taxa livre de risco de um modo apenas conceitual, para comparar opções de investimento. Porém, em situações mais complexas, é preciso usar um modelo matemático.

É aí que entra o CAPM, ou Capital Asset Pricing Model (Modelo de Precificação de Ativos Financeiros). Esse modelo aplica uma fórmula matemática para analisar retorno e risco de investimentos, usando a taxa livre de risco, e chegar a respostas precisas sobre qual ativo é a melhor escolha em cada caso.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados