O que é o sunk cost?

O "Sunk Cost", termo conhecido também como "custos irrecuperáveis" ou "custo afundado", diz respeito a uma aplicação de recursos feita no passado que não traz o retorno esperado, mas ainda assim influencia nas decisões tomadas pela investidor no presente.

Na prática, o Sunk Cost atua como um verdadeiro “peso morto” em sua consciência.

Tal conceito está diretamente ligado à economia comportamental, em especial ao fenômeno conhecido como Viés do Custo Afundado.

Segundo ele, tendemos a fazer escolhas baseadas em falhas de lógica quando recursos já foram aplicados, de modo a evitar perdas e maximizar proveitos. Parece um objetivo racional, certo?

Não totalmente, pois quando tomados pelo pensamento enviesado tendemos a não desistir quando necessário e nos afundamos ainda mais em perdas de dinheiro, tempo e energia, entre outros recursos.

Por isso, importante destacarmos que o Sunk Cost é diferente de uma perda financeira. Enquanto ele funciona como o pagamento de uma dívida ou de uma “entrada” (como em uma casa ou carro), sendo um “gasto” anteriormente planejado e direcionado para algo que já finalizou ou não trouxe um bom retorno, a perda financeira é um gasto inesperado que não traz retorno algum, como a quebra de máquinas, roubo e outras situações.

Como Investir nos Melhores Fundos

Como o sunk cost funciona na prática?

Imagine que um dos seus artistas preferidos anunciou um show na sua cidade e você deseja muito ir. Mais do que depressa, você acessa os sites de venda e garante o seu ingresso por R$350.

Um dia antes do show, você tem problemas no trabalho, está cansado e seus amigos de longa data querem te fazer uma visita no final de semana. A partir desse momento você se questiona sobre o investimento e conclui que não terá o dinheiro de volta caso não vá ao show - ainda que a sua vontade de comparecer tenha diminuído muito. Nesse momento, os R$350,00 se tornam o Sunk Cost.

Apesar de saber que, indo ou não, esse valor já está perdido, o peso do desperdício de recursos afeta a sua decisão e te “obriga” a ir para evitar a perda.

Caso decida mesmo ir ao show, cansado e desinteressado, você estará caindo de cabeça no pensamento enviesado.

Para saber mais a respeito do Sunk Cost, leia o artigo completo que preparamos a respeito do Viés de Custo Afundado. Nele, descrevemos não apenas a origem do Sunk Cost, como também indicamos as demais implicações dele na sua vida financeira e pessoal.

Termo do dia

Mão Invisível

Você já viu alguém falar na mão invisível do mercado, mas não sabe o que é? Confira o significado desse termo!

Veja outros termos