Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Sunk Cost

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/09/2019 às 19:07 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o sunk cost?

O "Sunk Cost", termo conhecido também como "custos irrecuperáveis" ou "custo afundado", diz respeito a uma aplicação de recursos feita no passado que não traz o retorno esperado, mas ainda assim influencia nas decisões tomadas pela investidor no presente.

Na prática, o Sunk Cost atua como um verdadeiro “peso morto” em sua consciência.

Tal conceito está diretamente ligado à economia comportamental, em especial ao fenômeno conhecido como Viés do Custo Afundado.

Segundo ele, tendemos a fazer escolhas baseadas em falhas de lógica quando recursos já foram aplicados, de modo a evitar perdas e maximizar proveitos. Parece um objetivo racional, certo?

Não totalmente, pois quando tomados pelo pensamento enviesado tendemos a não desistir quando necessário e nos afundamos ainda mais em perdas de dinheiro, tempo e energia, entre outros recursos.

Por isso, importante destacarmos que o Sunk Cost é diferente de uma perda financeira. Enquanto ele funciona como o pagamento de uma dívida ou de uma “entrada” (como em uma casa ou carro), sendo um “gasto” anteriormente planejado e direcionado para algo que já finalizou ou não trouxe um bom retorno, a perda financeira é um gasto inesperado que não traz retorno algum, como a quebra de máquinas, roubo e outras situações.

Como o sunk cost funciona na prática?

Imagine que um dos seus artistas preferidos anunciou um show na sua cidade e você deseja muito ir. Mais do que depressa, você acessa os sites de venda e garante o seu ingresso por R$350.

Um dia antes do show, você tem problemas no trabalho, está cansado e seus amigos de longa data querem te fazer uma visita no final de semana. A partir desse momento você se questiona sobre o investimento e conclui que não terá o dinheiro de volta caso não vá ao show - ainda que a sua vontade de comparecer tenha diminuído muito. Nesse momento, os R$350,00 se tornam o Sunk Cost.

Apesar de saber que, indo ou não, esse valor já está perdido, o peso do desperdício de recursos afeta a sua decisão e te “obriga” a ir para evitar a perda.

Caso decida mesmo ir ao show, cansado e desinteressado, você estará caindo de cabeça no pensamento enviesado.

Para saber mais a respeito do Sunk Cost, leia o artigo completo que preparamos a respeito do Viés de Custo Afundado. Nele, descrevemos não apenas a origem do Sunk Cost, como também indicamos as demais implicações dele na sua vida financeira e pessoal.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados