Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Straddle

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/07/2020 às 17:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Straddle?

O Straddle é uma estratégia que pode ser aplicada por investidores no mercado de opções, um dos mercados de maior volatilidade e risco do mercado financeiro.

Nesta estratégia, ele precisa executar duas ordens ao mesmo tempo: uma opção de compra (chamada de Call) e uma opção de venda (chamada de Put). E há um detalhe: ambas as opções devem possuir o mesmo preço de strike e a mesma data de vencimento.

Como funciona o Straddle?

Em um primeiro momento, pode parecer confuso, certo? Afinal, como ganhar dinheiro com uma estratégia que está direcionada tanto para o aumento, como para a baixa, do preço do ativo?

O objetivo aqui é apostar na volatilidade. Quando maior o descolamento do preço do ativo na data de vencimento da opção, melhor para o investidor, que irá ganhar mais dinheiro.

Ou seja, essa é uma técnica que deve ser aplicada no mercado de opções quando o investidor entende que o ativo tende a ter um alto deslocamento do seu valor, seja para cima, seja para baixo.

Há prejuízo apenas caso o ativo não ofereça a volatilidade esperada. Neste cenário, ficando próximo do preço de strike, existe a possibilidade de perdas na medida em que há investimento nas duas direções.

Quais as vantagens e riscos do Straddle?

Como talvez você já saiba, operar com opções no mercado financeiro consiste em aceitar um alto risco. Em pouco tempo, o capital aplicado na operação pode valorizar bastante ou se perder por completo. Não por acaso, muitos investidores possuem dificuldade em ganhar dinheiro no longo prazo neste mercado.

A grande vantagem do Straddle, portanto, está em reduzir um pouco esse risco. Há sim chance de perder dinheiro caso o preço do ativo se movimente pouco em relação ao preço strike. Contudo, por estar posicionado dos dois lados, esse investidor equilibra suas possibilidades.

Outro ponto atrativo da estratégia está sobre o direcionamento do preço do ativo. O importante para o Straddle é que exista uma boa variação dos valores, pouco importando se será na direção de alta ou queda.

Esse cenário permite que o investidor foque em identificar volatilidade, sem precisar se preocupar tanto com a direção que esse preço vai tomar — algo que nem sempre é fácil no mercado financeiro.

Como identificar uma oportunidade de Straddle?

Por exigir que o ativo ofereça uma alta variação no seu preço, a estratégia de Straddle é recomendada para momentos de alta volatilidade. Ou seja, situações em que os mercados estejam agitados.

Em 2020, por exemplo, houve uma excelente oportunidade para isso. Em função do crescimento de casos de contaminação do coronavírus e uma evidente necessidade de distanciamento social, muitas empresas precisaram fechar suas operações.

Nas bolsas de valores globais, isso causou um grande transtorno. No Brasil mesmo, por exemplo, o mês de março ficou marcado pelos consecutivos circuit breakers (nome dado ao encerramento de operações por um limite de queda).

Esse é justamente o tipo de cenário ideal para aplicação do Straddle. A alta volatilidade, afinal, é perfeita para ganhar dinheiro. No entanto, esse não é um cenário que se verifica a todo instante. É preciso saber filtrar e selecionar as melhores oportunidades.

Vale a pena executar o Straddle?

Por mais que seja uma operação interessante em momentos de alta volatilidade, o Straddle também possui seus riscos que, no caso, são a baixa movimentação do preço do ativo selecionado para a operação.

Desta forma, cabe ao investidor estar ciente dos seus riscos que, embora limitados, ainda existem. E, claro, garantir que o mercado de opções está dentro das classes de ativos que ele pode operar de acordo com o seu perfil de investidor.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados