Open Nav Logo Mais Retorno

Soft Landing

O que é Soft Landing

Soft Landing é o processo de transição que ocorre ao fim de um ciclo de mercado: de crescimento, para crescimento lento, e potencialmente para estagnação.

Esse processo gradual permite que, embora a economia se aproxime da recessão, ainda consiga evitá-la. O termo também pode ser usado simplesmente para se referir a uma economia que está desacelerando, sem quebrar.


De onde vem o termo

 

O termo "soft landing" vem do Inglês e significa, literalmente, "aterrissagem suave". Ele foi adaptado do balonismo para a Economia, e faz referência ao processo de aterrissar um balão de ar quente reduzindo gradualmente o empuxo (em oposição a "hard landing", que refere-se a forçar uma aterrissagem rapidamente). Da mesma forma, na Economia, o Soft Landing é um processo de transição suave.

Como acontece um Soft Landing

Em Soft Landing, o Governo busca manter a inflação sob controle. Portanto, de modo geral, o banco central busca aumentar as taxas de juros apenas o suficiente para evitar alta inflação, sem causar uma elevação significativa no desemprego.

Soft Landing funciona?

A questão é complexa; mesmo que o Soft Landing funcione, não é fácil de promover. Vamos tomar a economia dos EUA como exemplo: o único caso bem-sucedido de Soft Landing ocorreu entre 1994 e 1995, quando o Fed (Federal Reserve) conseguiu elevar as taxas de juros na medida certa para desacelerar a economia, sem causar contração.

Mais tarde, durante a Crise dos Subprimes, as intervenções nas taxas de juros foram culpadas parcialmente pela formação da bolha no mercado imobiliário, e nenhum soft landing se seguiu para evitar o colapso de 2008.

De fato, nenhuma bolha de mercado poderia ser assim considerada, se fosse sucedida de um Soft Landing. Não haveria nunca uma crise de estouro da bolha, porque as medidas de transição colocariam a situação sob controle. Por isso, alguns especialistas chegam a dizer que esse conceito é apenas história.

Porque Soft Landing não funciona

Quem defende que Soft Landing é apenas uma ladainha de alguns economistas, tem seus argumentos para sustentar essa teoria. Tom Bradley, presidente da Steadyhand Investment Funds, aponta 7 motivos pelos quais um Soft Landing raramente ocorre.

Ganância

Ao final de um ciclo de mercado, os investidores estão comprando por medo de perder, não porque aquela compra realmente faz sentido dentro dos seus planos de investimento. Em outras palavras, os investidores não estão agindo movidos pela razão.

Fraqueza

Justamente porque muitos investidores compram pela ganância, isso significa que muitos ativos estão em mãos fracas, de pessoas que não vão estar dispostas ou saber como lidar com o fim do ciclo de mercado.

Endividamento

Ao final de um ciclo de mercado, a alavancagem financeira é muito alta. Portanto, qualquer desalavancagem, mesmo pequena, coloca pressão nos preços.

Fadiga

Depois de um longo ciclo de mercado, chega-se a um ponto em que a maioria das pessoas já comprou o que tinha para comprar, e até a adrenalina de "surfar na onda financeira", em algum momento, acaba.

Circunstâncias

Sejam quais forem as circunstâncias econômicas favoráveis que levaram aquele mercado a um desempenho acima da média da economia, por mais tempo do que o normal, elas eventualmente também vão passar.

Valuation

Valuation funciona de forma pendular. Quando tudo vai bem, compradores ansiosos empurram o pêndulo para o lado da alta de valores. Porém, quando os compradores se acalmam, são os vendedores que ficam ansiosos, e o pêndulo volta para o lado da baixa de valores.

Oferta

Encorajados pelo sucesso durante o ciclo, a tendência é aumentar cada vez mais a oferta do ativo. O problema é que, quando o ciclo chega próximo ao fim e os compradores se acalmam, toda essa oferta não tem mais para onde ir.

Considerando esses aspectos, Bradley acredita que é muito otimismo esperar que um ciclo de mercado possa se encerrar com Soft Landing.

Porque ficar atento a tentativas de Soft Landing

A despeito da discussão sobre funcionar ou não, o fato é que os investidores precisam ficar atentos a ações dos Governos e bancos centrais que sinalizam uma tentativa de Soft Landing. Afinal, essa tentativa só acontece quando existe um risco de iminente recessão.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão