Última modificação em 17 de novembro de 2020

O que é Sinacor?

O Sinacor é o Sistema Integrado de Administração de Corretoras. É por meio desse sistema que os participantes do mercado financeiro, como clientes e corretoras, são conectados ao sistema da B3.

Todas as movimentações feitas por clientes de corretoras são controlados pelo Sinacor, desde as operações realizadas na bolsa até a custódia  de ativos, tudo está computado no sistema.

Esse sistema oferece uma série de serviços administrativos às corretoras, que vão desde o cadastro ao armazenamento e disponibilização de certos dados relacionados à movimentação que os usuários realizam na bolsa.

O acesso dos clientes aos serviços do Sinacor é feito através das próprias corretoras, que têm seus sistemas a ele integrado.

Mas por que exatamente o cliente de uma corretora teria de acessar serviços do Sinacor? Quais serviços são esses e qual sua importância?

Por que o Sinacor é importante?

Direta ou indiretamente, todas as vezes que negociamos ações, fundos de investimentos e outros ativos através de uma corretora de valores, estamos usando o Sinacor. Ele é um sistema integrado à B3 e tem comunicação direta com a corretora e, por consequência, com seu cliente.

Uma vez que todos os processos e movimentações são administrados e armazenados pelo sistema Sinacor, os dados referentes a essas compras e vendas feitas pelos clientes ficam registrados no sistema.

A partir desse registro de movimentações, é possível gerar as notas de corretagem, as quais podemos acessar fazendo uma solicitação para a corretora.

Exatamente! Não é a própria corretora que gera essas notas, mas o sistema que administra todas as movimentações: o Sinacor.

E é por isso que as notas de corretagem têm um padrão, o padrão do próprio sistema.

Sendo assim, o Sistema Integrado de Administração de Corretoras deve estar presente na vida de todos os investidores da bolsa. Isso porque as notas de corretagem têm uma importância fundamental na vida de quem investe.

Em primeiro lugar, as notas de corretagem emitidas pelo Sinacor são um demonstrativo de todas as operações realizadas na bolsa.

Desse modo, tê-las sempre em mãos é uma boa forma de controlar a compra e venda de ativos e saber exatamente quanto dinheiro foi investido, qual foi o rendimento ou o prejuízo do investimento e até mesmo quanto tempo levou para que um resultado fosse alcançado.

Isso porque as movimentações são registradas diariamente, permitindo ainda mais controle de quem opera no mercado financeiro.

Dificilmente uma pessoa que opera na bolsa irá se lembrar exatamente quando e por quanto comprou ou vendeu um ativo. A nota de corretagem emitida pela Sinacor pode ser um bom guia para investidores. Além disso, na nota também constam informações acerca de taxas de corretagem e emolumentos que são pagos, valores esses que também são importantes.

Como a nota da Sinacor discriminam todas as movimentações realizadas diariamente pelos investidores, ela também fornece informações importantes para realizar o cálculo de recolhimento do Imposto de Renda (IR).

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) exige que uma série de detalhes acerca das operações financeiras em bolsa sejam declaradas. Assim, ter uma nota de corretagem com todas as informações solicitadas pode facilitar o trabalho de quem declara o próprio Imposto de Renda.

Como conseguir uma nota de corretagem da Sinacor?

A maioria das corretoras oferece acesso às notas de corretagem da Sinacor. Contudo, cada
corretora emite essa nota de um modo diferente.

Portanto, se você quiser acesso a essa nota, deve buscar se informar por meio da sua corretora para saber como consegui-la. Uma vez que todos os dados estão registrados, não há burocracias nem dificuldades para ter a nota de corretagem, basta apenas fazer uma solicitação.

Termo do dia

Manufatura

Manufatura é um daqueles termos que usamos o tempo todo, mas nunca tentamos entender. Que tal descobrir o que é, de fato, manufatura e aprender mais sobre ela?

Veja outros termos