Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Sinacor

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/11/2020 às 18:55 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Sinacor?

O Sinacor é o Sistema Integrado de Administração de Corretoras. É por meio desse sistema que os participantes do mercado financeiro, como clientes e corretoras, são conectados ao sistema da B3.

Todas as movimentações feitas por clientes de corretoras são controlados pelo Sinacor, desde as operações realizadas na bolsa até a custódia  de ativos, tudo está computado no sistema.

Esse sistema oferece uma série de serviços administrativos às corretoras, que vão desde o cadastro ao armazenamento e disponibilização de certos dados relacionados à movimentação que os usuários realizam na bolsa.

O acesso dos clientes aos serviços do Sinacor é feito através das próprias corretoras, que têm seus sistemas a ele integrado.

Mas por que exatamente o cliente de uma corretora teria de acessar serviços do Sinacor? Quais serviços são esses e qual sua importância?

Por que o Sinacor é importante?

Direta ou indiretamente, todas as vezes que negociamos ações, fundos de investimentos e outros ativos através de uma corretora de valores, estamos usando o Sinacor. Ele é um sistema integrado à B3 e tem comunicação direta com a corretora e, por consequência, com seu cliente.

Uma vez que todos os processos e movimentações são administrados e armazenados pelo sistema Sinacor, os dados referentes a essas compras e vendas feitas pelos clientes ficam registrados no sistema.

A partir desse registro de movimentações, é possível gerar as notas de corretagem, as quais podemos acessar fazendo uma solicitação para a corretora.

Exatamente! Não é a própria corretora que gera essas notas, mas o sistema que administra todas as movimentações: o Sinacor.

E é por isso que as notas de corretagem têm um padrão, o padrão do próprio sistema.

Sendo assim, o Sistema Integrado de Administração de Corretoras deve estar presente na vida de todos os investidores da bolsa. Isso porque as notas de corretagem têm uma importância fundamental na vida de quem investe.

Em primeiro lugar, as notas de corretagem emitidas pelo Sinacor são um demonstrativo de todas as operações realizadas na bolsa.

Desse modo, tê-las sempre em mãos é uma boa forma de controlar a compra e venda de ativos e saber exatamente quanto dinheiro foi investido, qual foi o rendimento ou o prejuízo do investimento e até mesmo quanto tempo levou para que um resultado fosse alcançado.

Isso porque as movimentações são registradas diariamente, permitindo ainda mais controle de quem opera no mercado financeiro.

Dificilmente uma pessoa que opera na bolsa irá se lembrar exatamente quando e por quanto comprou ou vendeu um ativo. A nota de corretagem emitida pela Sinacor pode ser um bom guia para investidores. Além disso, na nota também constam informações acerca de taxas de corretagem e emolumentos que são pagos, valores esses que também são importantes.

Como a nota da Sinacor discriminam todas as movimentações realizadas diariamente pelos investidores, ela também fornece informações importantes para realizar o cálculo de recolhimento do Imposto de Renda (IR).

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) exige que uma série de detalhes acerca das operações financeiras em bolsa sejam declaradas. Assim, ter uma nota de corretagem com todas as informações solicitadas pode facilitar o trabalho de quem declara o próprio Imposto de Renda.

Como conseguir uma nota de corretagem da Sinacor?

A maioria das corretoras oferece acesso às notas de corretagem da Sinacor. Contudo, cada
corretora emite essa nota de um modo diferente.

Portanto, se você quiser acesso a essa nota, deve buscar se informar por meio da sua corretora para saber como consegui-la. Uma vez que todos os dados estão registrados, não há burocracias nem dificuldades para ter a nota de corretagem, basta apenas fazer uma solicitação.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados