O que é uma Sociedade Anônima?

A Sociedade Anônima é uma forma jurídica de constituição de um negócio, na qual há uma entidade legal separada, orientada por membros (executivos) denominado como conselho de administração. O seu capital é divido em ações.

Essa estrutura pode ser a forma mais vantajosa de se constituir uma empresa em alguns casos, pois existe como uma entidade separada dos sócios. A empresa é responsável pelas ações e finanças do negócio - os acionistas não são.

Para que uma empresa seja uma Sociedade Anônima ela precisa obedecer aos seguintes requisitos:


Características de uma Sociedade Anônima

Além de tudo que está estipulado na Lei 6.404/76, existem algumas características típicas da Sociedade Anônima, são elas:

Diferença entre Sociedade Anônima e Sociedade Limitada

A Sociedade Anônima é muitas vezes confundida com a Sociedade Limitada. A principal diferença entre as duas é que a Sociedade Limitada tem seu capital dividido em quotas, que são proporcionais ao investimento feito por cada sócio. Dessa forma o capital e o comando da empresa são divididos proporcionalmente de acordo com a quota de cada sócio.

Já na Sociedade Anônima, a divisão das ações é feita de acordo com seu preço no momento da emissão, que racionaliza o capital em diversas partes

Como os acionistas têm uma participação menos significativa, as S.A.’s têm uma administração mais fragmentada.

Além disso, na Sociedade Anônima é possível que sejam emitidas ações ordinárias ou preferenciais, de forma que nem todos os sócios têm direito a voto nas decisões da empresa.

Tipos de Sociedade Anônima

De acordo com a forma como é administrado o capital da empresa na Sociedade Anônima, temos dois tipos:

Vale ressaltar que as Sociedades Anônimas possuem maior abertura para investidores, uma vez que são repartidas por ações, que concedem ao seu titular a movimentação patrimonial desejada.

Por essa qualificação é necessário que os futuros sócios escolham bem se a modalidade da empresa será uma Sociedade Anônima ou uma Sociedade Limitada.

Termo do dia

DLPA

O que é DLPA? DLPA é uma abreviação para a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Esse é mais um documento contábil bastante utilizado pelas empresas brasileiras,…