Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido: o que é e como calcular?

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/02/2022 às 19:05 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é o ROE

ROE é a sigla em inglês de Return on Equity, cujo significado em português é Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Para entender o conceito de ROE é fundamental saber o que é Patrimônio Líquido para não confundi-lo com investimento.

No balanço da empresa existe a estruturação de capital, sendo que o Patrimônio Líquido é o valor do capital próprio que uma empresa possui.

Dessa forma, podemos dizer que esse indicador econômico-financeiro tem a capacidade de medir o quanto uma empresa gera de valor a partir dos seus próprios recursos e dos recursos dos seus acionistas.

Nesse sentido, o ROE é um importante indicador de investimento, afinal, quando você faz o comparativo de uma empresa com outra poderá saber qual delas rentabiliza melhor o seu patrimônio.

Contudo, é fundamental entender que o ROE é um comparativo válido para empresas de um mesmo setor, dado que existem alguns setores cujo capital próprio investido deve ser maior e outros que possuem menos risco, trabalhando de maneira mais alavancada com capital de terceiros.

Como calcular o ROE

O ROE, assim como o ROA e o ROI, também é um importante indicador econômico financeiro de rentabilidade, podendo ser expresso no seguinte cálculo:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.

É importante salientar que o lucro líquido é relativo ao ano fiscal completo, antes de ser efetuado o pagamento dos dividendos aos detentores de ações ordinárias, todavia, depois de pagar os dividendos para acionistas preferenciais.

Por isso é importante deixar claro que o Patrimônio Líquido não inclui ações preferenciais e é por essa razão que será o resultado depois do pagamento delas.

Desse modo, para exemplificar, vamos imaginar que o Lucro Líquido de uma ação seja de R$ 2,00 e o valor dessa ação seja de R$ 78,00.

Para encontrar o ROE basta colocar os valores na fórmula e teremos:

ROE = (2 / 78) x 100 = 2,56%.

Ou seja, a rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido dessa empresa foi de 2,56%. Como o cálculo do lucro é anual por ação, nesse caso o comparativo com outros ativos deve ser anual.

Portanto, nesse exemplo, se compararmos o retorno dessa empresa à um valor da Taxa SELIC de 6,5% a.a., essa ação não seria atrativa.

A função do ROE

O ROE é a principal ferramenta para um investidor fazer comparativos de rentabilidades entre empresas do mesmo setor e avaliar qual possui a melhor taxa de retorno.

Em se tratando de empresas com ações negociadas na bolsa de valores, podem existir variações nas fórmulas que os investidores podem usar.

Inclusive, aproveitando o assunto bolsa de valores, você sabia que nós temos um e-book GRATUITO que pode te ajudar a entender ainda mais sobre o mercado acionário? Aproveite para baixar o seu!

Retorno sobre o Capital Acionista Ordinários

Para investidores que desejam saber qual o retorno sobre o capital acionista ordinário da empresa, basta subtrair do Lucro Líquido os dividendos preferenciais.

Normalmente, acionistas com perfil mais conservador optam por usar essa fórmula que ficaria da seguinte maneira:

ROE = ((Lucro Líquido - Dividendos Preferenciais)/Capital Acionista Ordinário) x 100.

Pontos importantes sobre o ROE

Geralmente, para as empresas que possuem um alto crescimento e estão em uma fase inicial, deve-se esperar um ROE maior. Afinal, a fase de crescimento de uma empresa representa o momento de maior retorno sobre o capital.

Por essa razão, quando uma empresa está, digamos, começando, deve-se esperar uma rentabilidade maior, afinal, o risco também será maior para o acionista.

Pois quando uma empresa ainda não atingiu um determinado tempo de vida, existe insegurança sobre o futuro dessa empresa, se realmente irá manter-se com lucro, se entrará brevemente em declínio, se conseguirá estender a maturidade, entre outros pontos que envolvem o risco.

Utilizando o ROE

O ROE é um indicador econômico-financeiro complementar ao ROI e ao ROA, pois através dele podemos avaliar a capacidade de gerar lucro que uma empresa com seu capital próprio.

Considerando empresas do mesmo segmento é, dentre os três, um dos mais fundamentais para a tomada de decisão no momento de investir em uma ação.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados