Open Nav Logo Mais Retorno

ROE

O que é o ROE

ROE é a sigla em inglês de Return on Equity, cujo significado em português é Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Para entender o conceito de ROE é fundamental saber o que é Patrimônio Líquido para não confundi-lo com investimento.

No balanço da empresa existe a estruturação de capital, sendo que o Patrimônio Líquido é o valor do capital próprio que uma empresa possui.

Dessa forma, podemos dizer que esse indicador econômico-financeiro tem a capacidade de medir o quanto uma empresa gera de valor a partir dos seus próprios recursos e dos recursos dos seus acionistas.

Nesse sentido, o ROE é um importante indicador de investimento, afinal, quando você faz o comparativo de uma empresa com outra poderá saber qual delas rentabiliza melhor o seu patrimônio.

Contudo, é fundamental entender que o ROE é um comparativo válido para empresas de um mesmo setor, dado que existem alguns setores cujo capital próprio investido deve ser maior e outros que possuem menos risco, trabalhando de maneira mais alavancada com capital de terceiros.


Como calcular o ROE

O ROE, assim como o ROA e o ROI, também é um importante indicador econômico financeiro de rentabilidade, podendo ser expresso no seguinte cálculo:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.

É importante salientar que o lucro líquido é relativo ao ano fiscal completo, antes de ser efetuado o pagamento dos dividendos aos detentores de ações ordinárias, todavia, depois de pagar os dividendos para acionistas preferenciais.

Por isso é importante deixar claro que o Patrimônio Líquido não inclui ações preferenciais e é por essa razão que será o resultado depois do pagamento delas.

Desse modo, para exemplificar, vamos imaginar que o Lucro Líquido de uma ação seja de R$ 2,00 e o valor dessa ação seja de R$ 78,00.

Para encontrar o ROE basta colocar os valores na fórmula e teremos:

ROE = (2 / 78) x 100 = 2,56%.

Ou seja, a rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido dessa empresa foi de 2,56%. Como o cálculo do lucro é anual por ação, nesse caso o comparativo com outros ativos deve ser anual.

Portanto, nesse exemplo, se compararmos o retorno dessa empresa à um valor da Taxa SELIC de 6,5% a.a., essa ação não seria atrativa.

A função do ROE

O ROE é a principal ferramenta para um investidor fazer comparativos de rentabilidades entre empresas do mesmo setor e avaliar qual possui a melhor taxa de retorno.

Em se tratando de empresas com ações negociadas na bolsa de valores, podem existir variações nas fórmulas que os investidores podem usar.

Retorno sobre o Capital Acionista Ordinários

Para investidores que desejam saber qual o retorno sobre o capital acionista ordinário da empresa, basta subtrair do Lucro Líquido os dividendos preferenciais.

Normalmente, acionistas com perfil mais conservador optam por usar essa fórmula que ficaria da seguinte maneira:

ROE = ((Lucro Líquido - Dividendos Preferenciais)/Capital Acionista Ordinário) x 100.

Pontos importantes sobre o ROE

Geralmente, para as empresas que possuem um alto crescimento e estão em uma fase inicial, deve-se esperar um ROE maior. Afinal, a fase de crescimento de uma empresa representa o momento de maior retorno sobre o capital.

Por essa razão, quando uma empresa está, digamos, começando, deve-se esperar uma rentabilidade maior, afinal, o risco também será maior para o acionista.

Pois quando uma empresa ainda não atingiu um determinado tempo de vida, existe insegurança sobre o futuro dessa empresa, se realmente irá manter-se com lucro, se entrará brevemente em declínio, se conseguirá estender a maturidade, entre outros pontos que envolvem o risco.

Utilizando o ROE

O ROE é um indicador econômico-financeiro complementar ao ROI e ao ROA, pois através dele podemos avaliar a capacidade de gerar lucro que uma empresa com seu capital próprio.

Considerando empresas do mesmo segmento é, dentre os três, um dos mais fundamentais para a tomada de decisão no momento de investir em uma ação.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão