Open Nav

Retorno Bruto

O que é retorno bruto?

Todo investidor emprega seu dinheiro na tentativa de valorizá-lo. Não fosse assim, não haveria razão para colocar o capital em um ativo financeiro, não é mesmo? Assim, um dos fatores analisados na hora de escolher onde investir é o retorno bruto.

Esse retorno bruto nada mais é do que o ganho de capital que o ativo oferece antes de deduções, como é o caso de taxas de impostos. Ou seja, é o valor do ganho da operação, mas ainda desconsiderando essas cobranças específicas.

Dentro do mercado financeiro, por vezes encontramos termos semelhantes que representam a mesma coisa. Por isso, é possível que você encontre o conceito de rentabilidade bruta que, para investimentos, é o mesmo do que retorno bruto.

Hoje, você vai entender um pouco mais sobre como calcular esse valor nas suas aplicações e qual o ponto de atenção que ele pede na hora de tomar decisão entre diferentes formatos de ativos financeiros.

Como Investir nos Melhores Fundos

Como calcular o retorno bruto de um investimento?

 

Na maior parte das vezes, você sequer precisará calcular o retorno bruto do seu investimento. Isso porque geralmente ele já é informado automaticamente nas plataformas disponíveis para investimentos, como as corretoras ou outros tipos de intermediários que você venha a utilizar.

Neste caso, o valor informado é, como você já viu, o ganho financeiro que um investimento irá proporcionar antes do pagamento de taxas e impostos.

Apenas para que esse conceito fique claro, imagine que você resolva investir em um determinado ativo. Assim, escolheu um investimento de renda fixa que vence em seis meses e oferece como rentabilidade bruta o pagamento de 10% ao final do período.

Gostando dessa proposta, é possível então aplicar uma quantidade específica de dinheiro que, neste exemplo, vamos considerar que seja o valor de R$ 10.000,00.

Para encontrar a sua rentabilidade bruta, portanto, basta multiplicar o valor investido pela retorno oferecido que, nesta simulação, seria calcular 10.000 x 10%. Portanto, o seu retorno bruto nessa aplicação seria de R$ 1.000,00.

Qual a diferença entre retorno bruto e lucro?

Um dos problemas da rentabilidade bruta é que, por vezes, ela pode fazer com que o investidor confunda o seu conceito com o lucro. Supondo que você olhe para o exemplo que demos no tópico anterior, muita gente poderia pensar que lucrou mil reais com o investimento.

No entanto, não se esqueça de que o retorno bruto não considera ainda algumas cobranças importantes como as taxas da corretora utilizada para o investimento ou a cobrança do Imposto de Renda.

Esses valores ainda precisam ser deduzidos da rentabilidade oferecida para, somente neste caso, encontrar o valor do lucro efetivamente ganho com o investimento. A esse valor, dá-se o nome de retorno líquido.

Pode parecer apenas um detalhe de nomenclatura, mas faz toda a diferença nos resultados financeiros já que esses custos podem levar boa parte do seu ganho.

Quais os cuidados ao analisar o retorno bruto de um investimento?

Um erro muito comum de um investidor iniciante é avaliar as rentabilidades oferecidas pelos ativos como se elas estivessem devidamente equiparadas.

O problema disso é que nem sempre os ativos realmente têm o mesmo nível de cobranças em taxas e impostos. Um investimento em Letra de Crédito Imobiliário (popularmente chamado de LCI), por exemplo, é isento de Imposto de Renda.

Desta forma, caso ele ofereça uma rentabilidade um pouco abaixo do que outro ativo que tem a cobrança de IR, não necessariamente é uma opção pior. Tudo vai depender do que realmente sobra para o investidor que, como você já viu, chama-se de retorno líquido.

Desta forma, sempre que for avaliar as rentabilidades de ativos, não deixe de verificar os formatos de cobranças para garantir que a comparação é realmente justa e real para tomar a decisão correta. E se necessário aplique o gross up das taxas para equipará-las e poder tomar sua decisão.

 

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados