Open Nav Logo Mais Retorno

Regulamento

O que é regulamento?

O regulamento de qualquer coisa é um documento que tenha a definição de regras e procedimentos para o seu funcionamento.

Para dar um exemplo simples e cotidiano, podemos citar os campeonatos de futebol. Cada qual tem suas regras de pontuação, de jogos e critérios de desempate. Através deste documento, portanto, qualquer pessoa pode entender as regras e acompanhar quando desejar.

No mercado financeiro, a função de um regulamento é semelhante e muito importante ao investidor. Estamos falando, afinal, de todas as regras dispostas para que não exista qualquer problema de interpretação.

Dois tipos de ativos financeiros são especialmente importantes nesse contexto, embora regras se apliquem a todos: os fundos de investimentos e o mercado de ações.


Regulamento de fundos de investimentos

O regulamento de um fundo de investimento é extremamente importante para guiar o investidor e fazê-lo entender qual é o tipo de ativo financeiro sobre o qual ele destinará capital.

Vale lembrar que, ao contrário de outros grupos de ativos, os fundos são extremamente variáveis quanto às suas regras. Você pode ter fundos de renda fixa, de renda variável ou multimercado, por exemplo, trazendo riscos e rentabilidades absolutamente diferentes entre si.

Para saber se aquele fundo em análise está de acordo com o investidor busca, a única forma é ler o seu regulamento. Nele, os fundos divulgam todas as suas regras, procedimentos e também o modelo de trabalho do capital.

Quais são as informações contidas no regulamento de um fundo?

O regulamento do fundo deve ser um documento claro e específico, onde o investidor terá a capacidade de decidir se deseja seguir ou não com investimentos naquele determinado tipo de ativo financeiro.

Para isso, uma das regras mais importantes é o tipo de fundo. Se uma pessoa deseja investimentos mais conservadores e busca algo que trabalhe com renda fixa, deve ter a certeza de que aquele fundo é efetivamente de renda fixa, por exemplo.

No entanto, não é apenas sobre o tipo de fundo que o regulamento funciona. Regras de cotas e riscos envolvidos (mercado, crédito, liquidez, etc.) devem ser compartilhados.

Além disso, é fundamental que existam menções ao modelo estratégico do fundo e como ele vai trabalhar com o capital dos seus cotistas, bem como condições de resgates e taxas de administração cobradas.

Em suma, o regulamento de um fundo é um documento longo e completo, contendo todas as informações que um investidor precisa para tomar sua decisão de investimento.

Outros documentos dos fundos de investimentos

Além do regulamento, onde todas as regras de funcionamento do fundo de investimento são detalhadas, existem outros documentos importantes. É o caso do prospecto, que basicamente traz um resumo dos números e resultados, patrimônio líquido e volatilidade, por exemplo.

A lâmina do fundo é outro documento interessante, onde as informações básicas estão presentes e centralizadas. Por fim, ainda há o termo de adesão assinado pelo investidor confirmando seu desejo de seguir com o investimento e, principalmente, assumindo o risco sobre o capital empregado na sua cota.

Regulamento do IPO

Além dos fundos de investimentos, os processos de IPO também exigem o uso de um regulamento. Caso você não esteja familiarizado, o IPO é a abreviação para Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial) e diz respeito ao processo de abertura de capital de uma empresa ou, se você preferir, a primeira emissão de ações dela.

Assim como vimos anteriormente, o processo de IPO envolve uma série de ações, pesquisas e estudos para precificação do preço justo de uma ação. Neste processo, investidores precisam sinalizar interesse em datas e regras.

Tudo isso é compartilhado e definido por meio do regulamento da empresa para o seu IPO e, mais uma vez, é um documento muito importante para qualquer investidor.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados