Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Regulamento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/08/2019 às 22:01 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é regulamento?

O regulamento de qualquer coisa é um documento que tenha a definição de regras e procedimentos para o seu funcionamento.

Para dar um exemplo simples e cotidiano, podemos citar os campeonatos de futebol. Cada qual tem suas regras de pontuação, de jogos e critérios de desempate. Através deste documento, portanto, qualquer pessoa pode entender as regras e acompanhar quando desejar.

No mercado financeiro, a função de um regulamento é semelhante e muito importante ao investidor. Estamos falando, afinal, de todas as regras dispostas para que não exista qualquer problema de interpretação.

Dois tipos de ativos financeiros são especialmente importantes nesse contexto, embora regras se apliquem a todos: os fundos de investimentos e o mercado de ações.

Regulamento de fundos de investimentos

O regulamento de um fundo de investimento é extremamente importante para guiar o investidor e fazê-lo entender qual é o tipo de ativo financeiro sobre o qual ele destinará capital.

Vale lembrar que, ao contrário de outros grupos de ativos, os fundos são extremamente variáveis quanto às suas regras. Você pode ter fundos de renda fixa, de renda variável ou multimercado, por exemplo, trazendo riscos e rentabilidades absolutamente diferentes entre si.

Para saber se aquele fundo em análise está de acordo com o investidor busca, a única forma é ler o seu regulamento. Nele, os fundos divulgam todas as suas regras, procedimentos e também o modelo de trabalho do capital.

Quais são as informações contidas no regulamento de um fundo?

O regulamento do fundo deve ser um documento claro e específico, onde o investidor terá a capacidade de decidir se deseja seguir ou não com investimentos naquele determinado tipo de ativo financeiro.

Para isso, uma das regras mais importantes é o tipo de fundo. Se uma pessoa deseja investimentos mais conservadores e busca algo que trabalhe com renda fixa, deve ter a certeza de que aquele fundo é efetivamente de renda fixa, por exemplo.

No entanto, não é apenas sobre o tipo de fundo que o regulamento funciona. Regras de cotas e riscos envolvidos (mercado, crédito, liquidez, etc.) devem ser compartilhados.

Além disso, é fundamental que existam menções ao modelo estratégico do fundo e como ele vai trabalhar com o capital dos seus cotistas, bem como condições de resgates e taxas de administração cobradas.

Em suma, o regulamento de um fundo é um documento longo e completo, contendo todas as informações que um investidor precisa para tomar sua decisão de investimento.

Outros documentos dos fundos de investimentos

Além do regulamento, onde todas as regras de funcionamento do fundo de investimento são detalhadas, existem outros documentos importantes. É o caso do prospecto, que basicamente traz um resumo dos números e resultados, patrimônio líquido e volatilidade, por exemplo.

A lâmina do fundo é outro documento interessante, onde as informações básicas estão presentes e centralizadas. Por fim, ainda há o termo de adesão assinado pelo investidor confirmando seu desejo de seguir com o investimento e, principalmente, assumindo o risco sobre o capital empregado na sua cota.

Regulamento do IPO

Além dos fundos de investimentos, os processos de IPO também exigem o uso de um regulamento. Caso você não esteja familiarizado, o IPO é a abreviação para Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial) e diz respeito ao processo de abertura de capital de uma empresa ou, se você preferir, a primeira emissão de ações dela.

Assim como vimos anteriormente, o processo de IPO envolve uma série de ações, pesquisas e estudos para precificação do preço justo de uma ação. Neste processo, investidores precisam sinalizar interesse em datas e regras.

Tudo isso é compartilhado e definido por meio do regulamento da empresa para o seu IPO e, mais uma vez, é um documento muito importante para qualquer investidor.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados