Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Redução de Capital

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/09/2019 às 16:16 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é redução de capital?

A redução de capital social é uma prática empresarial que permite a devolução de parte desse capital aos seus sócios, diminuindo o seu valor total. Isso acontece principalmente quando o dinheiro envolvido está acima do que realmente é necessário para garantir o funcionamento do negócio ou pelo nível de endividamento.

Caso não seja um conceito que você domine, o capital social é, em resumo, o patrimônio que os sócios comprometem para um negócio, constituindo-o por meio dele. Eles representam os bens que os donos da empresa (geralmente os sócios) oferecem para formação desse patrimônio.

A soma de todos esses bens oferecidos é o valor que se denomina como capital social. Esse valor permite que a empresa inicie suas atividades e mantenha-se ativa. Com o passar do tempo, porém, pode acontecer da necessidade de reduzi-lo.

Vale observar que, neste texto, vamos abordar a redução de capital. No entanto, em alguns casos os sócios podem precisar aumentá-lo. E essa também é uma prática possível.

Quais são os motivos que exigem uma redução de capital?

Existem algumas razões pelas quais uma empresa pode se ver obrigada a praticar a redução de capital. A seguir, vamos explicar as principais delas, bem como os motivos dessa prática em cada uma.

Excesso de capital social

Em determinados momentos, uma empresa pode possuir capital social bem acima do que é necessário para a realização das suas atividades operacionais. Esse é, inclusive, um cenário positivo do ponto de vista de segurança para o negócio.

No entanto, essa é uma forma ruim de usar o dinheiro que poderia ser empregado em outras formas — como em novos projetos ou mesmo buscando outros tipos de investimentos que o faça render.

Para resolver a questão, a redução de capital é um caminho que pode ser seguido. Assim, parte dos bens é devolvida ao sócio para uso pessoal da maneira que for desejada.

Prejuízos elevados

Outra situação em que a redução de capital é uma prática recomendável é em situações críticas de um negócio, ou seja, quando as dívidas se acumulam e as receitas não suportam as despesas.

Nesse caso, por regra, não há como fazer a distribuição de dividendos. Assim, a redução de capital social pode ser uma forma de reduzir as dívidas e voltar a distribuir o lucro.

Abertura de uma nova empresa

Além dos dois casos mais comuns, uma terceira possibilidade é a abertura de uma nova empresa que possa fazer com que um sócio queira seguir com a redução de capital.

Desta forma, parte dos seus bens empregados no negócios são transferidos para a sua nova organização. Isso, claro, seguindo todos os procedimentos legais para esse processo.

Como funciona na prática a redução de capital?

Dependendo do caso necessário para a redução de capital, o processo acontece de maneira diferente. Vamos explicar a seguir como funciona em cada uma das situações.

Excesso de capital social

Conforme mencionamos, no caso do excesso de capital, o caminho mais comum é a devolução de parte dos bens aos sócios. Esse procedimento precisa de ata da reunião, documentando o processo, assim como a publicação na mídia (no caso de empresas de capital aberto).

A partir da data constada na ata, a empresa deve aguardar o prazo de acordo com o tipo empresarial. São 60 dias para Sociedades Anônimas e 90 dias para Sociedades Limitadas. Contestações de credores devem ser feitas durante esse período.

Prejuízos elevados

Já quando a redução de capital tem por foco os prejuízos acumulados, o procedimento precisa ser baseado em demonstrações financeiras, especificamente no resultado do exercício.

Também é preciso que seja realizada uma reunião, documentando as decisões tomadas e com as devidas aprovações.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados