Open Nav

Realismo Ingênuo

O que é o Realismo Ingênuo? Realismo Ingênuo (ou ainda Naive Realism, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, o Realismo Ingênuo narra a nossa tendência, como seres humanos, a acreditar que nós vemos o mundo que nos cerca de maneira completamente racional, enquanto as outras pessoas (especialmente aquelas de quem não gostamos) o fazem de maneira irracional e/ou enviesada.

Esse desequilíbrio é visto como uma forma de viés do ponto cego, segundo o qual temos "a tendência mental humana a identificar todos os demais vieses cognitivos no comportamento de outras pessoas, mas se mostrando incapaz de repetir o feito consigo mesmo". Isto é, nos tornamos radares de vieses quando se trata dos outros, mas somos cegos quando se trata de enxergá-los em nós mesmos.

No caso do realismo ingênuo, essa mesma balança em desarmonia está presente. No entanto, ao invés de julgarmos apenas se esse ou aquele viés está presente no comportamento de fulano, julgamos a sua racionalidade de modo geral.

Assim sendo, não raro usamos como "argumento" frases como "você está maluco!", "você pirou" ou "esse cara é um louco". Eles não têm emoções como nós, nem são tão inteligentes quanto nós. Se dizem algo que não gostamos de ouvir (principalmente por conta do viés de confirmação), piorou: nos abstemos de criticar a sua proposta e passamos a pôr em dúvida o seu bom senso.

Antes que você cogite a autoflagelação, tamanha a culpa, saiba que esse é um erro comum do cérebro, sobre o qual dificilmente tomamos conhecimento. Não é uma questão de ser ou não alguém arrogante e presunçoso, mas de erros de lógica que nos enganam (afinal de contas, parece um comportamento que faz todo sentido, em algum nível de pensamento).

Mais do que se jogar de cabeça na tentativa de ceifar, de uma vez por todas, os vieses que te acometem, é importante identificar e suavizar. Entendendo como o Realismo Ingênuo afeta o seu dia a dia (inclusive no trato do dinheiro) é possível questionar as suas próprias decisões com mais clareza e propriedade. O viés não vai desaparecer (nem poderia), mas com certeza terá muito menos poder sobre a sua vida.

Como o Realismo Ingênuo afeta o seu dia a dia? Qual é a sua influência sobre a sua vida financeira?

Esse viés é chamado de "ingênuo" porque, verdadeiramente, é pautado em muita ingenuidade.

A ingenuidade de acreditar que, sendo você alguém 100% racional na sua cabeça, o esperado é que os outros cheguem às mesmas conclusões que você - do contrário, eles é que não são racionais.

A ingenuidade de acreditar que, apenas porque uma pessoa vê a realidade de maneira diferente, o seu pensamento é enviesado.

Acreditar nessa ou naquela vertente política? Ter essa ou aquela configuração familiar? Preferir a religião A, em detrimento da B? Louca. Louca. Louca.

Quando se trata de dinheiro, a ingenuidade pode afetar comportamentos tanto de consumo quanto de investimento. Quantas famílias, ainda confortáveis com a poupança, julgam aqueles que buscam por outros investimentos como malucos? Sem falar naquele que poupa à seu próprio modo, sendo logo rotulado como "mesquinho", "mão de vaca" e "sem bom senso".

Ao nos fecharmos nessa realidade particular em que aqueles que desafiam nossas opiniões e estilo de vida são burros, ignorantes e enviesados, perdemos a chance de aprendermos com eles. Afinal, admitir os próprios erros é difícil e pode mexer com a autoestima, mas também é uma chance de melhorar.

Quantos não perdem oportunidades, inclusive de enriquecimento, apenas porque se recusam a considerar que existem outras formas mais inteligentes de se fazer as coisas?

E antes de surtar pensando nas chances perdidas, lembre: identificar e suavizar. Esse é o mantra (muito inteligente, nós juramos) para resolver qualquer viés - principalmente os nossos.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados