Open Nav Logo Mais Retorno

Quantitative Trading

O que é quantitative trading?

O quantitative trading (“trading quantitativo”, em tradução livre) é um método de compra e venda de títulos, que utiliza as análises feitas por computadores para encontrar oportunidades lucrativas no mercado financeiro.

A partir de algoritmos focados na coleta de dados dos ativos, que são capazes de aplicar informações obtidas em modelos matemáticos específico, o sistema aponta quais ativos possuem mais chance de bom desempenho futuro.

A depender da configuração, esses robôs possuem, inclusive, autonomia para realizar as transações.

Mas cuidado! O quantitative trading não deve ser confundido com o algorithmic trading: embora apresentem muitas semelhantes e sejam amplamente difundidos em fundos quantitativos, são modelos diferentes.

Falaremos mais sobre essas diferenças adiante.


Como o quantitative trading funciona?

O funcionamento do quantitative trading pode ser dividido em duas etapas: a construção do sistema e o seu “cotidiano”.

Construção do sistema

Os sistemas de quantitative trading consistem em quatro segmentos principais: identificação da estratégia, backtesting, sistema de execução e gerenciamento de risco.

Enquanto a identificação da estratégia se concentra em detalhes como a frequência da operação, o backtesting faz a predição dos dados.

Por sua vez, o sistema de execução e o gerenciamento se dedicam, respectivamente, ao grau de automação da negociação e a mitigação das potenciais ameaças sobre o capital.

É claro que essas são descrições gerenciais e cada um dos componentes possui responsabilidades secundárias.

O sistema na prática

Na prática, o sistema de quantitative trading realiza:

  • A coleta de dados dos ativos;
  • A aplicação dos ativos nos modelos matemáticos ou inteligência artificial;
  • A identificação dos padrões;
  • Em caso de reconhecimento de oportunidades, há a recomendação da venda ou compra do ativo;
  • Em caso de sistema totalmente otimizado, a operação é feita automaticamente.

Para que serve o quantitative trading?

Você se lembra de como era difícil encontrar a rota para um ponto novo na cidade há algumas décadas atrás?

Era preciso interrogar parentes, amigos e conhecidos em busca de pistas e, não raro, abordar transeuntes no meio do caminho para esclarecer se não havia se perdido.

Não é à toa que, no cinema, a clássica cena das viagens terrestres é composta por um personagem confuso encarando o seu enorme mapa de papel.

Felizmente, hoje não precisamos mais passar por situações como essas. Basta pegarmos o celular e deixar que os aplicativos encontrem o melhor trajeto por nós.

No mundo dos investimentos, a evolução seguiu no mesmo sentido.

Em fundos quantitativos, ao invés de gestores debruçados sobre dados, históricos de preço, padrões e afins, existem computadores realizando (parcial ou completamente) essa atividade.

Através do quantitative trading, as negociações ganham mais precisão, visto que os algoritmos não atuam sobre o mesmo subjetivismo que a mente humana.

Nesses casos, não é que as funções humanas de análise sejam renegadas, mas que os modelos matemáticos se somem como especialistas naquilo que fazem: ditar padrões irrefutáveis.

Qual é a diferença entre algorithmic trading e quantitative trading?

Você já aprendeu que o quantitative trading utiliza algoritmos para identificar as melhores oportunidades de venda e compra no mercado financeiro, certo?

Então qual é a diferença entre uma modalidade e outra, visto que o algorithmic trading pode ser traduzido, literalmente, como trading algorítmico?

Em tese, o algorithmic trading utiliza algoritmos para, a partir das regras exclusivamente definidas pelo investidor, realizar operações.

No entanto, o sistema não “aprende” com os padrões, ficando preso às normas já estabelecidas.

O quantitative trading, por sua vez, não possui essa limitação. Os seus robôs são criados para coletar os dados, inseri-los em modelos matemáticos, reter as suas informações (se preciso), e, então, operar.

Percebe como o caminho é mais longo e versátil?

Ambos, quantitative e algorithmic trading, são usados por fundos quantitativos, mas possuem estruturas distintas, como percebemos.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados