Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Quantitative Trading

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/02/2019 às 13:53 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é quantitative trading?

O quantitative trading (“trading quantitativo”, em tradução livre) é um método de compra e venda de títulos, que utiliza as análises feitas por computadores para encontrar oportunidades lucrativas no mercado financeiro.

A partir de algoritmos focados na coleta de dados dos ativos, que são capazes de aplicar informações obtidas em modelos matemáticos específico, o sistema aponta quais ativos possuem mais chance de bom desempenho futuro.

A depender da configuração, esses robôs possuem, inclusive, autonomia para realizar as transações.

Mas cuidado! O quantitative trading não deve ser confundido com o algorithmic trading: embora apresentem muitas semelhantes e sejam amplamente difundidos em fundos quantitativos, são modelos diferentes.

Falaremos mais sobre essas diferenças adiante.

Como o quantitative trading funciona?

O funcionamento do quantitative trading pode ser dividido em duas etapas: a construção do sistema e o seu “cotidiano”.

Construção do sistema

Os sistemas de quantitative trading consistem em quatro segmentos principais: identificação da estratégia, backtesting, sistema de execução e gerenciamento de risco.

Enquanto a identificação da estratégia se concentra em detalhes como a frequência da operação, o backtesting faz a predição dos dados.

Por sua vez, o sistema de execução e o gerenciamento se dedicam, respectivamente, ao grau de automação da negociação e a mitigação das potenciais ameaças sobre o capital.

É claro que essas são descrições gerenciais e cada um dos componentes possui responsabilidades secundárias.

O sistema na prática

Na prática, o sistema de quantitative trading realiza:

  • A coleta de dados dos ativos;
  • A aplicação dos ativos nos modelos matemáticos ou inteligência artificial;
  • A identificação dos padrões;
  • Em caso de reconhecimento de oportunidades, há a recomendação da venda ou compra do ativo;
  • Em caso de sistema totalmente otimizado, a operação é feita automaticamente.

Para que serve o quantitative trading?

Você se lembra de como era difícil encontrar a rota para um ponto novo na cidade há algumas décadas atrás?

Era preciso interrogar parentes, amigos e conhecidos em busca de pistas e, não raro, abordar transeuntes no meio do caminho para esclarecer se não havia se perdido.

Não é à toa que, no cinema, a clássica cena das viagens terrestres é composta por um personagem confuso encarando o seu enorme mapa de papel.

Felizmente, hoje não precisamos mais passar por situações como essas. Basta pegarmos o celular e deixar que os aplicativos encontrem o melhor trajeto por nós.

No mundo dos investimentos, a evolução seguiu no mesmo sentido.

Em fundos quantitativos, ao invés de gestores debruçados sobre dados, históricos de preço, padrões e afins, existem computadores realizando (parcial ou completamente) essa atividade.

Através do quantitative trading, as negociações ganham mais precisão, visto que os algoritmos não atuam sobre o mesmo subjetivismo que a mente humana.

Nesses casos, não é que as funções humanas de análise sejam renegadas, mas que os modelos matemáticos se somem como especialistas naquilo que fazem: ditar padrões irrefutáveis.

Qual é a diferença entre algorithmic trading e quantitative trading?

Você já aprendeu que o quantitative trading utiliza algoritmos para identificar as melhores oportunidades de venda e compra no mercado financeiro, certo?

Então qual é a diferença entre uma modalidade e outra, visto que o algorithmic trading pode ser traduzido, literalmente, como trading algorítmico?

Em tese, o algorithmic trading utiliza algoritmos para, a partir das regras exclusivamente definidas pelo investidor, realizar operações.

No entanto, o sistema não “aprende” com os padrões, ficando preso às normas já estabelecidas.

O quantitative trading, por sua vez, não possui essa limitação. Os seus robôs são criados para coletar os dados, inseri-los em modelos matemáticos, reter as suas informações (se preciso), e, então, operar.

Percebe como o caminho é mais longo e versátil?

Ambos, quantitative e algorithmic trading, são usados por fundos quantitativos, mas possuem estruturas distintas, como percebemos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados