Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Propriedade Privada

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/03/2020 às 18:37 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a propriedade privada?

Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem - a de ser posse de uma pessoa, que pode ser tanto física quanto jurídica. É o caso da roupa que você veste, da casa onde você mora (que mesmo alugada, tem um proprietário certo), do prédio onde a sua empresa está localizada. 

Veja bem: por definição, a propriedade é entendida como a capacidade que todo bem possui de ser usado e de ter um dono, a quem ele pertence e por quem ele é gerenciado. Da mesma forma, há no Direito, a propriedade é definida como a garantia que uma pessoa  tem de que determinada coisa é sua - sendo assim, caso outro alguém a tome injustamente, ela continua sendo a sua proprietária legítima e é amparada pelos mecanismos legais para reaver o bem. 

Tudo isso, inclusive, explicamos direitinho no nosso artigo completo acerca das propriedades (disponível aqui).

Contudo, antes de nos aprofundarmos melhor nos tipos de bens de propriedade privada, é importante deixar duas coisas bem claras. 

Primeiro, os bens de propriedade privada estão sob a posse de uma pessoa certa. É justamente por isso que os crimes de furto ou roubo foram instituídos. Não dá para roubar algo que não tem dono - é preciso que seja propriedade de alguém para ser tomado. 

Segundo, ao proprietário são conferidos ao menos três direitos mínimos sobre o que está sob sua posse: o uso, o gozo e o disposição. Mas não se preocupe com eles, porque entendê-los é mais fácil do que parece. 

Como se caracteriza a propriedade privada?

O uso, acreditamos, é o mais simples de se compreender, certo? É o direito de utilizar o bem para o fim a que ele se destina. Se você tem uma roupa e a veste, está fazendo uso dela.

Já o gozo tem ligação com os resultados que um bem produz. Se no quintal da sua avó tinha uma pitangueira, por exemplo, todas as pitangas que a árvore gera também são da sua avó. O mesmo se dá com os filhotes fofinhos do seu cachorro e as flores daquele vaso de planta na sua varanda.

Por fim, a disposição está ligada ao poder de modificar o bem como quiser, assim como ceder o uso a outra pessoa. Se você tem uma casa, por exemplo, pode tanto quebrar todas as paredes internas "porque quis", quanto alugá-la para que outro faça uso dela. Além disso, pode vendê-la, reformá-la ou simplesmente não fazer nada com ela (nem usá-la).

Qual é a diferença entre propriedade privada e propriedade pública?

Essa é a categorização básica quando se trata de tipos de propriedades. Enquanto já nos debruçamos sobre a propriedade privada, cabe aqui uma breve explicação sobre os bens de propriedade pública.

Para começar, diferentemente da propriedade privada, o bem não pertence a uma pessoa só. Ele é de todos os cidadãos. É o caso da estrada que corta a sua cidade, daquele rio (infelizmente) super poluído pelo qual você passa todos os dias e a escola pública do seu bairro. 

Mas apesar de ser todos os cidadãos, nenhum desses bens é gerenciado por eles. Você não pode simplesmente destruir a estrada só porque ela é sua também, entende? Para gerenciá-los é o que existe o governo, para garantir que os interesses de todos cidadãos sejam preservados e que aquele bem beneficie o máximo de pessoas possível. É por isso que cabe a ele estruturar a tal escola, cuidar do tal rio e construir aquela estrada. Eles não estão sob a posse do governo, lembre-se, apenas são gerenciados por ele.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados