Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Price Maker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:25/11/2020 às 18:45 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é price maker?

Price maker é o termo dado, normalmente, a uma instituição financeira que tem um notável poder de mercado, sobretudo pelo seu porte, influenciando, por si só, os preços.

Price makers atingem o mercado de forma recorrente e ágil, até pela urgência com as negociações.

Outra forma de compreender este termo é conhecendo seu antônimo: price taker, que é a empresa que aceita os preços ditados pela price maker, como os pequenos empreendedores.

Há especialistas que também definem o price maker como o agente que está sempre disposto a comprar ou vender pelo menos 100 frações de ações por segundo, em um leilão, a preço de mercado.

Por que é importante conhecer o price maker?

O trading, modalidade popular de investimento, pode ser otimizado de forma significativa quando se tem conhecimento dos market makers. A leitura do mercado financeiro (preço, volume e demais variáveis que explicam o fluxo de ordens) no momento em que se opera é de total importância para o investidor entrar e sair de uma operação com máxima eficiência, ou seja, com o menor tempo e risco de exposição do capital.

Para o day trader, é interessante saber que os fundos de investimentos em ações são os mais envolvidos com as empresas que têm perfil de price maker. Tomando como exemplo determinada companhia de grande porte que, certo dia, decide vender parte das ações adquiridas, se ninguém der conta de comprar tudo, provavelmente o preço cairá consideravelmente.

Algumas características do price maker:

  • possui constante disponibilidade de opinião e análise de especialistas sobre o futuro dos preços;
  • tem bastante acesso à informação e gestores da mais alta competência;
  • seu foco é voltado para o mercado futuro, não aos registros passados dos preços.

Um exemplo evidente de price maker é a Amazon. Por não ter um concorrente de peso, a plataforma ‘força’ os lojistas a aceitarem suas taxas. No geral, esses price takers pagam 15% ou mais de suas vendas para a companhia. Quem também sai em vantagem são os que investem nela, na price maker. Por isso é importante identificá-la.

O que o tape reading tem a ver com price maker?

Diante do impacto das atividades dos price makers no mercado, os investidores conseguem e devem usar isso a seu favor. É o que se chama de tape reading ou análise do fluxo de ordens, que é basicamente a leitura da atuação dos ‘grandes players’ e do alinhamento às atividades deles.

O principal objetivo da análise do fluxo de ordens está intimamente relacionada à familiaridade com o price maker, já que se trata de estudar as tendências existentes na construção dos preços e os efeitos provocados pelas negociações de grandes volumes.

Todo processo de tape reading é composto pela identificação de um fluxo vendedor intenso (lembre-se do nosso exemplo no início deste artigo, o de uma ou mais companhias de grande porte vendendo um alto volume de ações a qualquer custo).

Essa corrente é capaz de fazer o preço despencar em torno de apenas 1 minuto e, assim, com essa vigilância no movimento do mercado, são feitas as recomendações lucrativas de compra ou venda.

Com os avanços tecnológicos, esta análise ganhou algumas funcionalidades por parte de softwares como:

  • saldo dos maiores compradores e vendedores em determinada fração de tempo (market makers);
  • agrupamento do book de ofertas agrupado com destaque na provável concentração de compradores e vendedores;
  • leitura das compras realizadas, realçando o tamanho do lote;
  • identificação de grandes instituições financeiras que estão fechando negócios;
  • detecção de quem é o agressor (o agente com a intenção de fechar o negócio no preço de mercado).
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados