Open Nav Logo Mais Retorno

Position Trade

O que é position trade?

O position trade é, assim como o day trade e o swing trade, uma das principais modalidades de operação na Bolsa de Valores.

O operador, nesse caso, se vale da especulação para lucrar com a variação do valor das ações em longos períodos.


Como funciona o position trade?

Nas operações de position trade, o operador identifica ações que têm potencial de retorno a longo prazo. A estratégia é seguir os movimentos do mercado até que algum sinal de reversão de tendência surja.

Nesse caso, o operador costuma definir marcos de stop-loss e stop-gain mais amplos do que os comumente usados no day trade e no swing trade. Exatamente para lucrar, a partir de uma análise “paciente”, com as variações das ações ao longo do tempo e suportar quedas momentâneas.

O position trade também é um objeto comum entre os investidores que fazem lançamentos cobertos e sustentam posições em derivativos. Isso porque as ações adquiridas são comumente utilizadas como garantia.

Quem são os position traders?

Position traders, os operadores de position trade, costumam ser profissionais de outras áreas de atuação, que conciliam os investimentos na Bolsa de Valores com os seus empregos formais.

O motivo é que o position trade demanda pouquíssimos minutos de atualização semanal. Nesse caso, o operador não precisa reservar grandes períodos do dia (como faria no day trade ou no swing trade) para a administração do investimento e pode prosseguir trabalhando tranquilamente no decorrer dos dias.

No geral, a rotina como position trader se intensifica no encerramento da semana, nas sextas-feiras. Nesse dia, se analisa os gráficos e o mercado, se decide por entradas ou saídas e, ainda, são realizados os acompanhamentos de potenciais investimentos.

É um processo mais tranquilo, longe da loucura estruturada que os operadores de trades com menores prazos vivem.

Ainda assim, exige dedicação massiva às formas de análise. O "comprar e esquecer" (erroneamente confundido com o buy&hold, sobre o qual falaremos mais adiante) é uma tática perigosa, que não raro termina em prejuízo.

Por isso, o position trade pode não ter muito tempo para operar, mas não pode deixar de estudar.

Se dedicar a entender o mercado e as empresas e fortalecer os conhecimentos que embasam a sua estratégia é uma exigência indubitável para o perfil de qualquer position trader.

Quais são os conhecimentos exigidos de um position trader?

Embora seja uma modalidade mais "tranquila", o position trade ainda demanda muito estudo e disciplina de seus operadores.

Não adianta comprar quaisquer ativos, dar uma olhada de vez em quando e esperar que o tempo faça o seu milagre.

Como os demais operadores, o position trader faz um grande uso das análises técnica e fundamentalista.

A primeira se apresenta de forma mais perceptível nas entradas e saídas. Afinal, a análise técnica nada mais é do que a avaliação dos dados do pregão, como a cotação e o volume de vendas.

Para o position trader, indica os momentos mais oportunos para entrar ou se desvencilhar de uma operação.

Já a segunda é uma ferramenta de uso contínuo. Por utilizar os dados das organizações para auxiliar o operador a visualizar os movimentos de ascensão ou queda a longo prazo, a análise fundamentalista ganha mais espaço no dia a dia do position trader do que todas as outras formas de análise.

Como não vive de momento, o operador de position trade a utiliza para se aprofundar nos relatórios das empresas e, assim, escolher aquelas cujos os planos atuais influirão em melhores resultados sobre o futuro e o investimento.

A análise gráfica geralmente se concentra nos gráficos semanais e mensais.

Quais são as maiores vantagens do position trade?

A grande vantagem dessa modalidade é a redução de custos de operação. Enquanto nas demais modalidades os investidores vêm boa parte de seus lucros serem destinados ao pagamento de corretagens, pelo alto volume de compras e vendas, no position trade isso não acontece.

Como realizam menos operações que os demais, os position traders “economizam” em taxas. Por essa característica, eles são considerados “especuladores de baixo custo”.

Além disso, como já foi falado anteriormente, a diminuta demanda de tempo das operações de position trade é outro benefício.

Afinal, não são todos os operadores (ativos e/ou potenciais) que possuem longos períodos no dia para se dedicar às negociações no mercado.

E quais são as maiores desvantagens?

As operações de position trade são imensamente afetadas pelo equilíbrio institucional das organizações.

Isso significa que fatos de repercussão negativa possuem uma grande influência sobre o desenvolvimento do investimento.

Notícias desfavoráveis, como denúncias e processos legais, costumam reverter tendências de forma muito rápida e dificilmente podem ser previstas.

O mesmo não acontece em outras modalidades, como o day trade, por exemplo, que são menos suscetíveis aos acontecimentos (às vezes bombásticos) do mundo exterior.

Qual é a diferença entre position trade e buy&hold?

Primeiramente, é importante entender as características do buy&hold. Como o seu próprio nome sugere (em tradução livre, "compra e segurar"), o buy&hold é uma forma de investimento de longo prazo. Em média, a duração das aplicações pode ultrapassar as décadas.

Quem atua segundo o buy&hold visa, principalmente, a construção de uma carteira de ações de ótimas empresas, que atue como uma "poupança" de crescimento sólido ao longo do tempo e ampla sustentabilidade institucional.

É um investidor, acima de tudo. Já o position trader, por mais longa que seja a operação, continua atuando como um especulador.

O foco principal de quem atua a partir do buy&hold, quando o assunto é retorno de investimento, é a distribuição de dividendos e Juros Sobre Capital Próprio (JCP) que as organizações que realizam. Muito diferente do position trader, que foca na valorização da ação para venda no futuro.

Ambos os objetivos pedem estratégias diferentes e, sobretudo, grande respeito a elas.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados