Última modificação em 20 de outubro de 2020

O que é Ponto de Venda?

O ponto de venda - também conhecido pela siga PDV - é caracterizado por um espaço físico ou virtual, onde o dono de um negócio expõe seu produto ou serviço de forma permanente, a fim de que o cliente possa ter acesso.

Quando falamos sobre pontos de venda, automaticamente temos a ideia de lojas físicas ou e-commerce, certo? Porém, vai muito além disso. Estandes em eventos específicos e food trucks, por exemplo, também são considerados como tal.

Ou seja, se trata de qualquer espaço - fixo, móvel ou virtual - que permita a exposição de um produto ou serviço.

Quais são as principais características de um Ponto de Venda?

Ao fundar um negócio, o dono desse certamente tem como objetivo o alcance de alguma realização pessoal e, claro, a obtenção de boa lucratividade proveniente de seu trabalho.

Para que o sonho do empreendedorismo aconteça, é preciso atender algumas características essenciais num ponto de venda. Vamos dividir em tópicos para melhor compreensão, tudo bem?

FÍSICO

O primeiro aspecto a se considerar sobre um ponto de venda físico é a sua localização, pois precisa ter relação direta com o público alvo da empresa.

Se o produto ou serviço ofertado for próprio para crianças e adolescentes, faz sentido que o ponto de venda esteja localizado próximo a escolas ou clubes recreativos. Ou seja, no caminho pelo qual a maioria desse tipo de público transita.

Do contrário, se for um negócio voltado para pessoas idosas, é interessante que o estabelecimento esteja localizado em um lugar tranquilo, seja acessível (imóvel térreo, com rampas, corrimãos, etc.), possua estacionamento para veículos, e assim por diante...

O segundo aspecto - tão importante quanto a localização - são os custos provenientes do estabelecimento, como aluguel, reformas estruturais, energia, água, decoração, entre outros. Tudo deve estar de acordo com as condições do empreendedor!

VIRTUAL

Nesse caso, mesmo que não haja a necessidade de escolher um local adequado para instalar seu ponto de venda, é preciso que o dono do negócio saiba trabalhar o marketing de sua empresa.

Isso significa que o produto ou serviço precisa ser muito bem divulgado, já que não estará a vista do seu público o tempo todo. Esse, por sua vez, precisará buscá-lo para ter acesso, sabe?

Sobre os custos, eles ainda existem: é preciso investir em plataformas de alto rendimento, pagar por um domínio, por recursos que dão mais visibilidade ao site ou permitem a obtenção de informações mais profissional, entre outros.

Em ambos os casos - tanto no ponto de venda físico, quanto no virtual - é preciso que as informações sobre o produto ou serviço estejam claras, que haja organização do espaço, preocupação com o layout, ótimo atendimento ao cliente e ótima gestão administrativa. 

Quais são as documentações necessárias para instalação de um Ponto de Venda físico?

Independente da modalidade, para que um empreendedor instale seus produtos ou serviços em determinado ponto de venda, é preciso que ele tenha cadastro de pessoa jurídica - CNPJ.

No caso de estabelecimentos físicos e fixos, as documentações exigidas para o funcionamento são:

No caso de um PDV móvel, é preciso que a prefeitura autorize a utilização de vias ou espaços públicos para venda do negócio.

O Ponto de Venda é importante para o mercado?

Sim, sem sombra de dúvidas!

Quando uma empresa está bem instalada e seu negócio é visível ao público, as chances de venda são muito maiores. Consequentemente, a economia do país se mantém valorizada e em constante movimentação. 

Termo do dia

Moldagem

O que é a Moldagem? Moldagem é o nome dado a um tipo de função mental diretamente ligada à memória e aos chamados vieses cognitivos. Por…