Open Nav Logo Mais Retorno

Pirâmide Financeira

O que é Pirâmide Financeira?

Pirâmide financeira é um esquema que visa atrair novas pessoas para vender um produto ou serviço, ou para investir capital, mediante promessas (em geral, falsas) de ganhos altos e rápidos.

A pessoa que já está na pirâmide convida e convence outras pessoas a participarem. Então, recebe uma bonificação por esse "recrutamento de membros" para a pirâmide. Além disso, também ganha uma comissão sobre cada venda de cada pessoa que trouxer para o esquema.

Os ganhos vêm a partir dos lucros referentes às vendas que cada um desses membros faz. Quando um vendedor que está na base da pirâmide consegue gerar receita realizando uma venda, o lucro é compartilhado com todos que estão acima dele, por meio do pagamento de comissões.

O nome "pirâmide financeira" vem da própria estrutura. O criador atrai algumas pessoas para venderem o seu produto ou serviço; eles, por sua vez, vão atrair novos vendedores, que vão atrair novos vendedores, e assim por diante.

À primeira vista, parece uma maneira fácil de ganhar dinheiro. Porém, na verdade, a pirâmide financeira é um esquema fraudulento e danoso – e não dá certo para a maioria das pessoas que participam dele.


Porque o esquema de pirâmide não dá certo?

Em primeiro lugar, não existe um produto ou serviço para realmente sustentar o negócio. Isso porque a maioria das vendas não é feita para pessoas fora do esquema, mas dentro dele.

Quando um participante atrai outros, esses novos membros têm que comprar o produto para vender. Assim, todo o esquema funciona com base na entrada de novas pessoas. Aliás, o incentivo é maior para aumentar a pirâmide do que para efetivamente vender o produto ou serviço ao público.

Porém, o mundo não funciona assim. Existe um momento em que novas pessoas não entram mais; na verdade, já existem estudos apontando que basta oito níveis de recrutamento para um esquema de pirâmide financeira ultrapassar a população mundial. Isso mostra como o esquema é insustentável e está destinado a falir.

Geralmente, quem sai mais prejudicado é quem realmente acreditou no negócio e comprou muito com a esperança de vender. Acaba ficando com o produto encalhado na garagem, e perde todo o seu investimento.

História do esquema

O esquema de pirâmide financeira não é novo. Ele já existe há muito tempo, mas ficou realmente popular a partir de 1920, nos Estados Unidos, graças a um imigrante italiano chamado Carlo Ponzi. Por isso, na terra do Tio Sam, o esquema também recebe o nome de “Ponzi Scheme”.

Ponzi dizia que seu negócio era a venda de selos estrangeiros mas, na verdade, fez fortuna recebendo dinheiro de outras pessoas que queriam entrar no negócio. Mas esse não é o único exemplo real de pirâmide financeira.

Algumas das pirâmides financeiras que ficaram mais famosas ao longo do tempo foram:

  • O esquema de Bernard Lawrence Madoff em Wall Street, que vendia um serviço de administração de investimentos;
  • O esquema do grupo Avestruz Master, que vendia avestruzes;
  • O esquema das Fazendas Reunidas Boi Gordo, que vendiam engorda de gado.

O interessante é observar que, por mais estranho que seja o produto ou serviço anunciado, muitas pessoas vão ficar interessadas em entrar na pirâmide financeira pelas promessas de ganhos altos e rápidos.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados