Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Pirâmide Financeira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/06/2019 às 20:14 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Pirâmide Financeira?

Pirâmide financeira é um esquema que visa atrair novas pessoas para vender um produto ou serviço, ou para investir capital, mediante promessas (em geral, falsas) de ganhos altos e rápidos.

A pessoa que já está na pirâmide convida e convence outras pessoas a participarem. Então, recebe uma bonificação por esse "recrutamento de membros" para a pirâmide. Além disso, também ganha uma comissão sobre cada venda de cada pessoa que trouxer para o esquema.

Os ganhos vêm a partir dos lucros referentes às vendas que cada um desses membros faz. Quando um vendedor que está na base da pirâmide consegue gerar receita realizando uma venda, o lucro é compartilhado com todos que estão acima dele, por meio do pagamento de comissões.

O nome "pirâmide financeira" vem da própria estrutura. O criador atrai algumas pessoas para venderem o seu produto ou serviço; eles, por sua vez, vão atrair novos vendedores, que vão atrair novos vendedores, e assim por diante.

À primeira vista, parece uma maneira fácil de ganhar dinheiro. Porém, na verdade, a pirâmide financeira é um esquema fraudulento e danoso – e não dá certo para a maioria das pessoas que participam dele.

Porque o esquema de pirâmide não dá certo?

Em primeiro lugar, não existe um produto ou serviço para realmente sustentar o negócio. Isso porque a maioria das vendas não é feita para pessoas fora do esquema, mas dentro dele.

Quando um participante atrai outros, esses novos membros têm que comprar o produto para vender. Assim, todo o esquema funciona com base na entrada de novas pessoas. Aliás, o incentivo é maior para aumentar a pirâmide do que para efetivamente vender o produto ou serviço ao público.

Porém, o mundo não funciona assim. Existe um momento em que novas pessoas não entram mais; na verdade, já existem estudos apontando que basta oito níveis de recrutamento para um esquema de pirâmide financeira ultrapassar a população mundial. Isso mostra como o esquema é insustentável e está destinado a falir.

Geralmente, quem sai mais prejudicado é quem realmente acreditou no negócio e comprou muito com a esperança de vender. Acaba ficando com o produto encalhado na garagem, e perde todo o seu investimento.

História do esquema

O esquema de pirâmide financeira não é novo. Ele já existe há muito tempo, mas ficou realmente popular a partir de 1920, nos Estados Unidos, graças a um imigrante italiano chamado Carlo Ponzi. Por isso, na terra do Tio Sam, o esquema também recebe o nome de “Ponzi Scheme”.

Ponzi dizia que seu negócio era a venda de selos estrangeiros mas, na verdade, fez fortuna recebendo dinheiro de outras pessoas que queriam entrar no negócio. Mas esse não é o único exemplo real de pirâmide financeira.

Algumas das pirâmides financeiras que ficaram mais famosas ao longo do tempo foram:

  • O esquema de Bernard Lawrence Madoff em Wall Street, que vendia um serviço de administração de investimentos;
  • O esquema do grupo Avestruz Master, que vendia avestruzes;
  • O esquema das Fazendas Reunidas Boi Gordo, que vendiam engorda de gado.

O interessante é observar que, por mais estranho que seja o produto ou serviço anunciado, muitas pessoas vão ficar interessadas em entrar na pirâmide financeira pelas promessas de ganhos altos e rápidos.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados