O que é o PIB per capita?

PIB per capita é o nome dado a um tipo específico de indicador econômico, que tem como objetivo principal relacionar o crescimento de uma economia com a riqueza de sua população. Usualmente, é considerado um método falho de análise socioeconômica, visto que padece nas mesmas questões que a renda per capita (outro indicador do mesmo tipo). 

Contudo, vale ressaltar que PIB per capita e renda per capita tratam de conceitos diferentes. Enquanto o objeto central do primeiro é o Produto Interno Bruto (o PIB), o objeto do segundo é o Produto Nacional Bruto (o PNB). Assim, os resultados obtidos em medições de PIB per capita e renda per capita, mesmo se tratando de uma mesma população, são diferentes. 

Esclarecido isso, é hora de ilustrar o que o PIB per capita indica. Em verdade, vamos usar um exemplo muito parecido com o que usamos no artigo a respeito de renda per capita - lembrando mais uma vez que a maior diferença entre esses dois indicadores é que o renda per capita se baseia no PNB e o PIB per capita, obviamente, no PIB.

Agora suponhamos que em uma rua existam apenas 5 casas. A primeira família tem um ganho mensal de 5 mil reais. A segunda, de 9 mil reais. A terceira, de 3 mil reais. A quarta, de 25 mil reais. E a última, por fim, levanta apenas um salário mínimo (cerca de mil reais) todos os meses.

Se somarmos os ganhos das cinco casas temos um total de 43 mil reais, que a riqueza total produzida naquela rua - um equivalente grosseiro ao PIB. Agora, se dividirmos 43 mil por 5, a média de ganhos é de 8 mil e 600 reais. 

Como se pode imaginar, essa média está longe de exprimir a realidade - imagine para a última casa, que ganha apenas mil reais, se deparar com esse indicador. 

Justamente por essa disparidade, que não considera a desigualdade social nem a concentração de renda que algumas localidades sofrem, sem falar na dificuldade em absorver as distorções nos preços dos bens de consumo, é que o PIB per capita não é considerado o índice mais fidedigno do mundo. Problema que o seu "irmão", renda per capita, também enfrenta. 


Como o PIB per capita é calculado?

Como você já sabe, o PIB per capita tem dois principais objetos: o PIB e a população. Esse último conceito é mais fácil de entender, visto que é resultado da somatória de todos os habitantes de uma determinada localidade. Já o PIB pode ter um entendimento menos intuitivo - justamente por isso, vamos explicá-lo direitinho neste tópico.

O PIB, sigla para Produto Interno Bruto, é um indicador de todos os produtos e serviços produzidos por uma nação. No que tange aos produtos, especificamente, são considerados apenas um tipo específico: os chamados bens de consumo. Estes têm como objetivo serem adquiridos diretamente pelo consumidor final e por ele consumidos - como é o caso do pão que você compra na padaria de manhã ou do celular/computador através do qual você lê este artigo.

Além disso, incluem-se no cálculo do PIB os itens relacionados às remunerações, como os salários, juros, dividendos, juros sobre capital próprio e aluguéis.

Por sua vez, entre as riquezas produzidas não consideradas no cálculo encontram-se as atividades ou produtos ilegais, os produtos intermediários (bens de capital ou de produção) e o trabalho informal.

Após ser feito esse levantamento total, a fórmula fica fácil, sendo:

PIB per capita = PIB / número de habitantes.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…